O contrabando de agrotóxicos será debatido pela Comissão de agricultura (CRA) nesta quarta-feira (28). A iniciativa é da senadora Soraya Thronike (PSL-MS). Segundo ela, o contrabando de defensivos agrícolas gera um prejuízo estimado em bilhões de reais.
— O contrabando e descaminho de mercadorias, entre elas os defensivos agrícolas, representa para a indústria e para a arrecadação nacional perdas de aproximadamente R$ 20 bilhões anuais, justificou a senadora sul mato-grossense.
Soraya afirma que, segundo um estudo do Instituto de desenvolvimento econômico e Social de Fronteiras (Idesf) feito no Brasil e nos países vizinhos, o contrabando de agrotóxicos cresce vertiginosamente, com a organização das quadrilhas.
Foram convidados para o debate um representante do Ministério da agricultura, pecuária e Abastecimento (Mapa), José Guilherme Leal; da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem; do Sindicato Nacional da agricultura de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), Andreza Martinez; o superintendente da polícia Federal no Paraná, Luciano Flores de Lima; o superintendente da polícia Federal no Mato Grosso do Sul, Alexandre da Silveira Isbarrola ; o ex-superintendente da polícia Federal no Mato Grosso do Sul, Cleo Matusiak Mazzotti; o superintendente Regional da polícia Rodoviária Federal no Mato Grosso do Sul, Luiz Alexandre Gomes da Silva; e o superintendente do Instituto de desenvolvimento econômico e Social de Fronteiras (Idesf), Luciano Stremel Barros.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)