As obras de recuperação do sistema viário do município de Maraã (a 634 quilômetros de Manaus) estão sendo realizadas em três bairros da cidade, que abrangem oito ruas, o equivalente a 2,32 quilômetros de extensão. As obras são executadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) e devem ser finalizadas em outubro deste ano.
As obras na cidade do Médio Solimões compreendem os serviços de terraplenagem, pavimentação em concreto armado (areia, seixo e ferro) e drenagem (meio-fio). As vias, antes de receberem a camada asfáltica, passaram pelo processo de regularização de subleito, base e sub-base, a fim de deixar a obra com maior resistência.
Entre as ruas contempladas pelos serviços estão a estrada que liga a sede de Maraã ao aeroporto da cidade e a rua Ricardo Avelino, uma das principais do munícipio. As referidas vias já estão completamente teladas (preparadas) para receber o concreto e, posteriormente, os serviços de drenagem.
Para os trabalhos, foram enviadas a Maraã três betoneiras, dois caminhões e um silo, que é um equipamento usado para o preparo do concreto. De acordo com o titular da Seinfra, Carlos Henrique Lima, as obras em Maraã, assim, como em outros municípios do interior do estado, trarão benefícios à população local, como a melhoria na trafegabilidade.
“A ordem dada pelo governador Wilson Lima é para que os municípios do Amazonas tenham um sistema viário digno, independentemente da localização, para que facilite a ida e a volta das pessoas às suas casas, escolas, feiras, mercados e aos locais de trabalho. Temos feito investimentos para que essas obras durem por muito tempo, com materiais de qualidade que satisfaçam os moradores desses locais”.