No dia que antecede o dia do feirante, comemorado no Brasil em 25 de agosto, o município de Tefé (distante 523 km de Manaus em linha reta) receberá a entrega da nova obra da feira municipal Eduardo Nunes de Sá. Durante seu pronunciamento no grande expediente desta quinta-feira (22), na Tribuna do Plenário Ruy Araújo, o deputado estadual, Carlinhos Bessa (PV) destacou a importância da feira para a comercialização dos produtores oriundos da agricultura local e para a economia do município.
“A antiga feira era adaptada, suja e não tinha salubridade para os feirantes, que vivenciaram isso por muitos anos. Agora, a nova feira municipal tem um prédio de excelência, pois o povo merece o melhor. Para executar uma obra desse porte é preciso ter gestão, compromisso com o dinheiro público e com o povo, sem o desvio de R$ 1. Parabenizo o prefeito de Tefé, Normando Bessa, não só porque é meu irmão, mas por ser exemplo de gestor público para o Amazonas”, disse.
O parlamentar destacou, ainda, a origem dos recursos para a execução da obra e a homenagem ao seu pai, Eduardo Nunes de Sá. “Essa feira foi construída com recursos oriundos de emendas parlamentares de deputados federais e senadores do Amazonas, mas ficou anos parada. Hoje o estado do Amazonas recebe uma feira municipal de qualidade, que mudou a frente da nossa cidade e que leva qualidade e esperança para o povo trabalhador. A feira leva o nome do meu pai, Eduardo Nunes de Sá, que foi professor, presidente do sindicato dos agricultores de Tefé, deputado estadual e que sempre esteve à frente dos interesses da população”, finalizou Bessa.
Em aparte ao pronunciamento de Bessa, os deputados estaduais Josué Neto (PSD), Belarmino Lins (PP), Álvaro Campelo (PP) e Fausto Júnior (PR) destacaram os benefícios da obra para a população amazonense.
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado Josué Neto, afirmou que a obra que será entregue no próximo sábado (24) serve de exemplo para outros municípios e destacou a importância da obra para as famílias do interior. “Essa feira não pertence somente a Tefé, mas a todos os municípios da Calha. Uma feira-modelo que talvez nem a cidade de Manaus tenha, com capacidade para comercialização de diversos produtos. É, sem dúvidas, algo muito importante para a sociedade de Tefé e que isso sirva de exemplo para os demais municípios”, destacou.
O deputado Belarmino Lins fez o comparativo com a antiga feira. “Antigamente a feira envergonhava e humilhava o povo tefeense. Essa é uma bela obra que a administração do prefeito Normando Bessa deixará imortalizada, com competência e responsabilidade”, enfatizou.
Os deputados Fausto Júnior (PV) e Álvaro Campelo (PP) apontaram a obra como modelo a ser seguido no Amazonas por valorizarem os principais agentes responsáveis pelo desenvolvimento do setor primário, garantindo ao povo interiorano sustento, independência e autonomia.
A feira será dividida em 235 espaços e atenderá permissionários nas áreas de hortifrúti, banana, estivas em geral, goma/fécula, pratinhos (sortidos), farinha (atravessador), café regional, lanchonete, artesanato, variedades, salão de beleza, açaí, farinha (agricultor), área do agricultor e restaurante.
Biografia Eduardo Nunes de Sá (Sázinho)
Eduardo Nunes de Sá, popularmente conhecido como Sázinho, nasceu em 25 de outubro de 1945 no município de Fonte Boa (678 km), interior do Amazonas. É filho de Eduardo Augusto de Seita e Sá Filho e de Raimunda Nunes de Sá.
Em Tefé, iniciou seus estudos na comunidade da Missão, dirigida pelos padres espiritanos da Paróquia de Tefé, seguindo para o Seminário São José, em Manaus, buscando vocação para o sacerdócio. De volta a Tefé, passou a trabalhar na área administrativa na ACAR-AM, atualmente IDAM, que prestava assistência técnica aos produtores rurais.
Foi nomeado gerente da cooperativa agrícola de Tefé (Coamite), onde atuou pelo fortalecimento da produção e comercialização dos produtos oriundos da agricultura familiar. Por meio da cooperativa, articulou junto a Prefeitura o espaço da Praça Getúlio Vargas para comercialização dos produtos dos agricultores associados, que acontecia aos fins de semana.
Buscando fortalecer a classe dos agricultores e feirantes, Sázinho ajudou a criar o Sindicato dos Trabalhadores de Tefé, além do auxiliar os produtores na distribuição de sementes. Outra classe beneficiada pelo trabalho de Sázinho, foi a classe dos pescadores. Auxiliou a fundação da Colônia dos Pescadores Z4 de Tefé, atuando para restringir o trabalho da pesca no Lago para membros associados.
Em 1994, foi eleito deputado estadual tendo como bandeira a valorização do trabalho dos agricultores e pescadores da região. Sázinho faleceu em 7 de abril de 2005 e deixou 5 filhos.
Gabinete do Deputado Carlinhos Bessa (PV)
Texto: Assessoria do Deputado
Emerson Benevides (92) 99124-0016
Rafael Simões (92) 99102-9790
Foto: Alexandre Linhares