Geral
22 de Agosto de 2019 às 11h5
Saúde do adolescente é tema de reunião do Fórum Perinatal
Reunião, sediada no MPF, foi realizada em parceria com Programa Saúde na Escola
Abertura da 27ª Reunião do Fórum Perinatal (Foto: Ascom MPF/RJ)
O Ministério Público Federal (MPF) no Rio de Janeiro recebeu ontem (21), o Fórum Ampliado Perinatal da Região Metropolitana I do Rio de Janeiro . Nessa oportunidade, a reunião foi ampliada com a participação do Programa Saúde na Escola e teve como tema a saúde do adolescente.
Gestores e profissionais de saúde, educação, assistência social, instituições de ensino, maternidades e sociedade civil debateram temas como a promoção e assistência à saúde do adolescente através de políticas públicas, direitos e violências e o empoderamento juvenil.
Um relatório divulgado por agências ligadas à ONU em 2018 revelou que 6,8% das adolescentes entre 15 e 19 anos engravidaram no Brasil entre os anos de 2010 e 2015, taxa superior à média mundial, que é de 4,6%. (veja aqui).
Participaram do debate Leila Adesse, coordenadora estadual da Saúde da Mulher; Bárbara Salvaterra, coordenadora estadual da Saúde do Adolescente e do Programa Saúde na Escola; Regina Rocco, médica ginecologista e obstetra na maternidade do Hospital Universitário Gaffrée Guinle; Corine Sciortino, advogada e oficial de Proteção do Unicef; e Thaís Olivetti, jovem do Empodera ONU.
Fórum Perinatal e Programa Saúde na Escola – O Fórum Perinatal, previsto no art. 8º da Portaria GM/MS nº 1.459/2011, é parte constitutiva da Rede Cegonha, instituída no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), e tem como objetivo ampliar a participação social na gestão desta política pública de saúde, sendo um espaço onde várias instâncias, entidades e sociedade civil se reúnem para a análise de situações e de dados territoriais, transformando-os em informações estratégicas para a implementação de ações e atividades que qualifiquem a linha de cuidado integral à saúde materna e infantil.
Trata-se de um espaço de encontro entre movimentos sociais, usuários e usuárias, gestoras e gestores, trabalhadores e trabalhadoras da saúde para a análise e tomada de decisão sobre temas relevantes com relação à atenção à saúde de mulheres, homens, crianças, desde o planejamento reprodutivo, passando pela gestação e parto, até o nascimento e crescimento do bebê.
O Fórum Perinatal da Região Metropolitana I do Rio de Janeiro se reúne a cada dois meses e o MPF faz parte da rede desde 2015.
Já o Programa Saúde na Escola (PSE) é uma política intersetorial da Saúde e da Educação instituída Decreto Presidencial nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007. Seu objetivo é contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de ensino por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.
Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República no Rio de Janeiro
Tels: (21) 3971-9542 / 9543 / 9547
www.mpf.mp.br/rj
twitter.com/MPF_PRRJ