Na manhã desta quarta-feira (21), a Escola do Legislativo Senador José Lindoso realizou duas atividades, uma voltada à educação cidadã dos estudantes, através do Programa Conhecendo o Legislativo, e outra voltada para o Ciclo de Palestra sobre Direitos Humanos, através da palestra “Direito Penal em Crise: novos paradigmas na sociedade do risco”.
O programa Conhecendo o Legislativo recebeu 39 alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Sebastiana Braga, localizada no bairro Cidade Nova, zona Norte de Manaus, que assistiram a uma palestra sobre Educação Cidadã e depois visitaram o Plenário Ruy Araújo durante a Sessão Plenária. Durante a palestra, Cassandra Serejo, gerente de Educação Cidadã, falou aos alunos sobre a consciência na hora de votar. “Nós somos os fiscais, nós elegemos os nossos representantes e temos de acompanhar o trabalho deles. O plenário deveria estar lotado em todas as Sessões Plenárias para acompanhar as pautas que são votadas para beneficiar a população”, opinou.
A experiência do programa foi motivo de reflexão para os estudantes Eduardo Coutinho e Marcos Kalebe Miranda, que disseram ter uma nova visão da política, sobre os prejuízos que a velha política traz para a população e de como eles mesmos podem mudar isso através do voto consciente.
Já o professor de Matemática José Guilherme Rodrigues elogiou a iniciativa da Assembleia em proporcionar educação cidadã aos alunos da escola pública. “É muito importante abrir a mente dos alunos em prol da política, porque muitos deles ainda têm em mente que o conceito de política é atrelado àquela velha política interesseira e esse programa permite que eles expandam seus os horizontes”, afirmou.
Ciclo de Palestras
Reforçando o papel de formação da Escola do Legislativo, o Ciclo de Palestras sobre Direitos Humanos promoveu uma palestra sobre os novos paradigmas do Direito Penal, com o palestrante Coronel QOPM Heriberto Corrêa, mestre em Segurança Pública. “Infelizmente o nosso Direito Penal não evoluiu no mesmo ritmo da nossa sociedade e a criminalidade está em níveis alarmantes. Exemplo disso é Manaus, que possui metade da população de Portugal e tem índices de violência infinitamente superiores. Por isso temos de discutir se esse sistema penal é eficiente e esta palestra instiga essa reflexão sobre a sociedade que queremos”, afirmou.
Participando do Ciclo desde o início, a servidora da Assembleia, Lina Barbosa, comemora a iniciativa de capacitação dos servidores e do público em geral pela Escola do Legislativo. “Gosto muito de acompanhar estas atividades porque são sempre muito diversificadas, englobam várias áreas do conhecimento, proporciona aprendizado para nós que somos da Casa e até para as pessoas de fora. Aproveito bastante estas oportunidades que a Escola oferece e acho que todos os servidores deveriam fazer o mesmo”, opinou.
Andson Silva, servidor da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), destaca as ações de qualificação como um ganho para os servidores. “Tenho colegas que já participaram e vejo esta oportunidade como um ganho para nós servidores públicos, principalmente da Educação, ter acesso a aprendizado fora das nossas instituições e é muito bom poder contar com esse apoio do Legislativo”, declarou.
Diretoria de Comunicação da Aleam
Texto: Fernanda Barroso
Fotos: Alberto César Araújo e Hudson Fonseca