A assinatura de um Termo de Cooperação Técnica entre a Junta Comercial do Amazonas (Jucea) e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) para facilitar a formação de cooperativas sem burocracia no Estado foi comemorado, nesta quarta-feira (21), pelo deputado Adjuto Afonso (PDT). Em pronunciamento da tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado, que é defensor do cooperativismo e do empreendedorismo, disse que o setor vai crescer muito e gerar mais empregos no Amazonas.
Como exemplo, ele citou a inauguração de uma usina de beneficiamento de açaí no Município de Manicoré pelo governador Wilson Lima (PSC), na semana passada, empreendimento no modelo de cooperativismo feito através da OCB e do Fundo Amazônia. “Muitos outros empreendimentos como esse deverão ser instalados nos municípios, gerando emprego e renda para os moradores do interior, pois na hora que a Junta Comercial assina este Termo de Cooperação, muitas pessoas que pensam em formar uma cooperativa certamente terão a oportunidade de iniciar seu empreendimento”, disse.
Outro assunto abordado por Adjuto Afonso se refere ao requerimento de Indicação ao Governo do Estado, para que a Prova de Vida dos aposentados estaduais seja feita da mesma forma que é feito pelo INSS. Hoje, as pessoas demoram dois ou três dias na Amazonprev para fazer sua Prova de Vida, causando transtornos aos idosos com 80 anos ou mais. A Indicação sugere ao governador alterar a Lei para que as pessoas possam fazer o cadastro via rede bancária.
Diretoria de Comunicação da Aleam
Texto: Isaías Oliveira
Foto: Edmar Perrone