Evento buscou atualizar conhecimentos dos profissionais que trabalham na área, além de esclarecer dúvidas sobre o tema
O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) e a Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), vinculada à Universidade Estadual Paulista (Unesp), promoveram no último fim de semana o I Seminário Multidisciplinar de Transplantes.
Vale destacar que a iniciativa foi realizada por meio da Seção Técnica de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão, da FMB, e do Núcleo de Eventos Científicos do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas, do HC.
O evento teve o objetivo de atualizar os conhecimentos dos profissionais que trabalham na área, além de esclarecer as principais dúvidas em relação ao transplante e, sobretudo, à captação. O superintendente do HCFMB, André Balbi, iniciou o seminário ao apresentar o tema “A importância dos Transplantes para o HC e para o Brasil”.
“O HC tem aumentando progressivamente seu número de transplantes, além da criação de uma enfermaria própria e do Núcleo de Transplantes de Órgãos Sólidos. Recentemente, inauguramos o Programa de Transplante Cardíaco. O apoio dos gestores do hospital sempre foi essencial para o sucesso dos programas, e esse apoio será mantido e estimulado na nossa gestão”, enfatizou.
Expansão
Responsável pelo Programa de Transplante Renal do HCFMB e um dos principais idealizadores do evento, Luiz Gustavo Modelli abordou o funcionamento da Lista de Transplante Renal em São Paulo e os principais dados do Estado.
“O Brasil é o segundo país em número absoluto de transplantes. O HC é o terceiro centro transplantador do Estado e o primeiro do interior, o que mostra que nossos programas estão em plena expansão e só tendem a crescer”, salientou o médico.
O seminário abordou, ainda, temas como transplante renal na criança, cuidados de enfermagem para o transplante, avaliação psicológica no pré-transplante, aspectos cirúrgicos do transplante renal, seleção do paciente e preparo para o transplante renal, além de nutrição e transplante.
O coordenador do Programa de Transplante Cardíaco do HC, Marcello Laneza Felício, apresentou no seminário o tema “Aspectos Cirúrgicos do Transplante Cardíaco”, destacando a importância do início da ação para o hospital, bem como dos dados sobre o atendimento de pacientes com insuficiência cardíaca e a necessidade de novos centros de transplante cardíaco no Brasil.
Os tópicos situação atual da captação no Estado de São Paulo e cuidados na manutenção do doador também foram apresentados no evento.