Quando Sandra Dolores dos Santos nasceu, em 1950, a computação ainda dava os primeiros passos, com computadores tão grandes que só cabiam em prédios inteiros. Hoje, 69 anos depois, qualquer celular tem maior capacidade de processamento do que seus antepassados, a informática está em toda parte e a internet já não é nenhuma novidade.
Estar atualizado com as últimas tendências tecnológicas, dominar as ferramentas, software, hardware, internet, browsers, aplicativos e sistemas operacionais pode parecer comum para quem tem menos idade, mas para os alunos do curso Tecnologias e Inovação para a Terceira Idade, oferecido pela Escola do Legislativo Senador José Lindoso, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), é um desafio diário. O curso, que começou na última segunda-feira (19), terá 20 horas-aula e promete fornecer as bases para que seus frequentadores possam se não dominar, ao menos conviver com a tecnologia de uma forma mais equilibrada.
Para dona Sandra, estar nesse curso, além de lhe proporcionar esses novos conhecimentos, irá fazer uma revolução em sua vida, já que ela pretende deixar de ser dependente de outras pessoas da família para manusear o computador e o celular. “Agora com esses conhecimentos que pretendo adquirir aqui, espero poder interagir com outras pessoas através da internet, fazer check in on line, comunicar com meus amigos que estão fora do estado, além de ser uma ótima oportunidade de sair de casa, me distrair, interagir com outras pessoas. Eu fiz curso de datilografia quando era mais nova, e agora faço de informática. Quero mexer no computador e no celular sem precisar de ninguém”, explicou.
O professor do curso e servidor da Aleam, George Schnnyder, esclareceu que o objetivo é introduzir os alunos nos conceitos básicos de informática, para que depois eles possam continuar seus estudos fazendo os cursos subsequentes que a Escola do Legislativo oferece, como Informática Básica, Word, Excel, Internet, entre outros. “Não há limite de idade, a informática para a terceira idade chegou para trazer benefícios e apresenta-se como uma grande oportunidade de exercitar a mente, a memória e aumentar a autoestima”, finalizou.
Diretoria de Comunicação da Aleam
Texto: Alessandro Cavalcanti
Foto: Elisa Garcia Maia