A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, realizou nesta terça-feira (20) uma palestra e um curso de qualificação voltado para servidores efetivos, comissionados e público em geral, além de trazer mais uma turma de alunos da rede pública de ensino por meio do programa Conhecendo o Legislativo. As atividades têm por objetivo aproximar o Parlamento Estadual da sociedade e aprimorar o atendimento no serviço público, tanto na capital como no interior do Estado.
Foi realizada, no Auditório João Bosco, a palestra Preconceito x Discriminação: Racismo, Racismo Espiritual e Institucional. O palestrante Juarez Clementino da Silva, mestre em História pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e servidor do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), explicou que a questão da discriminação racial é integrante da temática dos Direitos Humanos. “O objetivo nesse nosso encontro é propor o debate sobre o que realmente é o racismo e o que está sendo feito no campo dos Direitos Humanos e no campo legal para combatê-lo”, explicou.
A palestra faz parte do Ciclo de Palestras Direitos Humanos no Século XXI, que está sendo realizado desde o último mês de março na Aleam, com o objetivo de debater a importância dos Direitos Humanos, a proteção da liberdade e os direitos de todos os seres humanos com a implantação de políticas públicas necessárias.
Na mesma manhã, também estavam sendo realizadas as aulas da quarta turma do projeto de Formação em Atividade Legislativa (FAL). O curso tem o objetivo de qualificar os servidores e vereadores de prefeituras do interior do Estado, para aprimorar os serviços prestados para a população dos municípios amazonenses. O professor Elisson Lima, analista de controle da Aleam, explicou que nesta turma participam representantes dos municípios de Barcelos (399 km), Juruá (674 km), Itapiranga (227 km), Envira (1.208 km), Alvarães (531 km) e Beruri (173 km).
A servidora de Alvarães, Naira Cavalcante, disse que está participando porque acredita que é preciso adquirir informação sobre as questões políticas, gestão administrativa e leis. “A metodologia de ensino é ótima, os professores são muito bem preparados, e trazem para nossa realidade a aplicação das leis, o que facilita muito nosso aprendizado”, avaliou.
Conhecendo o Legislativo
Também na manhã dessa terça-feira, cinquenta alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Sebastiana Braga, localizada no bairro Cidade Nova II, Zona Norte, estiveram na Escola do Legislativo participando do programa Conhecendo o Legislativo.
Os estudantes assistiram a uma palestra sobre Educação Cidadã e aprenderam sobre a origem da política, o conceito de cidadania e a criação dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. A palestrante Josy Kelly, pedagoga da Aleam, falou sobre a importância que as ações dos jovens tem dentro da sociedade em geral, como cidadão e eleitor consciente.
O estudante João Honorato avaliou positivamente a iniciativa, pois, segundo o jovem, as informações passadas serviram para despertar em todos os estudantes o espírito crítico e, principalmente, o senso de responsabilidade e cidadania.
O diretor da Escola do Legislativo, João Paulo Jacob, ratificou o compromisso da Escola em promover uma formação permanente e continuada, visando fortalecer a atuação do Poder Legislativo, contribuindo efetivamente para a construção de uma sociedade justa e igualitária. “Todos os treinamentos, cursos, palestras são compromisso da atual Legislatura, da Mesa Diretora, com os servidores públicos e cidadãos do Amazonas”, afirma.
Diretoria de Comunicação da Aleam
Texto: Joyce Campos
Foto: Rubilar Santos