O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) promove, em Brasília (DF), o IV Encontro Nacional de Educadores de Trânsito. O Amazonas está sendo representado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), por meio da Técnica em Educação para o Trânsito, Delnandina Monteiro, e da coordenadora de Cursos e Capacitação, Helaine Laborda. O evento ocorre nesta terça-feira (20/08) e na quarta-feira (21/08).
O objetivo do encontro é fortalecer o diálogo entre todos os membros do Sistema Nacional de Trânsito nas esferas municipais, estaduais e federais, para a construção de ações educativas de trânsito mais efetivas no país.
O Detran-AM apresentou o trabalho que vem sendo realizado pela Gerência de Educação para o Trânsito em escolas públicas e particulares, empresas privadas e órgãos estaduais e municipais no Amazonas. O projeto atingiu, de janeiro a julho deste ano, 64.405 pessoas em 178 atividades entre cursos e ações educativas.
Metas – No evento, o Denatran discute com os educadores de trânsito as melhores formas de alcançar metas. A ideia é compartilhar sugestões que possam ser aplicadas por outros órgãos, ampliando resultados.
Um dos problemas em discussão tem relação diretamente com o uso das vias. Trata-se do limite de velocidade, tema controverso, mas sobre o qual a Organização das Nações Unidas (ONU) tem posição definida: quando os veículos não ultrapassam 50 km/hora nas ruas urbanas, há menos óbitos nos atropelamentos e a gravidade das lesões é muito menor.
Campanhas de educação – Ao final do evento, um painel discutirá os temas que serão focados nas campanhas de educação no trânsito de 2020. Durante a programação, também estão sendo apresentadas ações municipais e estaduais sobre a temática.