Dando continuidade à programação do “Agosto Lilás” na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o espetáculo “Causos de Cunhã” será apresentado nesta quinta-feira (22), a partir das 9h30, no Hall de Convivência da Escola do Legislativo Senador José Lindoso.
A atividade é fruto da parceria institucional entre a Comissão da Mulher, da Família e do Idoso da Aleam, Secretaria de Estado da Cultura (SEC) e Balé Folclórico do Amazonas.
Sinopse
No espetáculo Causos de Cunhã, o Balé Folclórico do Amazonas apresenta ao público a complexidade do termo “mulher” e a dificuldade em encontrar uma definição para algo que, por essência, não é passível de limitações. Mas de que forma a mulher amazônica vem sendo discutida, desenvolvida, enxergada, pensada?
O projeto Causos de Cunhã pretende movimentar e estimular a discussão sobre esse assunto. Longe de ser um processo finito, trata-se de uma ação integrada, tanto na maneira como se apresenta quanto pelo seu conteúdo. Dois universos especiais norteiam o espetáculo: a transição da mulher indígena para mulher ribeirinha e as lendas femininas que marcaram nossa história.
A música torna o espetáculo genuinamente amazônico, impulsionando a valorização da produção musical regional. Objetos cênicos, como paneiros, peneiras e redes compõem o cenário do espetáculo, traçando um panorama com especificidades de cada cena do espetáculo.
A proposta do balé
O objetivo do Balé Folclórico do Amazonas é manter vivos o folclore regional e a cultura do nosso povo por meio da arte da dança, além de promover o interesse da população nos âmbitos da arte, estética e cultura com foco nas realidades históricas e sociais.
Gabinete da Deputada Alessandra Campêlo (MDB)
Texto: Assessoria da Deputada
Emanuel Mendes Siqueira (92) 99122-3785
Sala da Comunicação (92) 3183-4589
Fotos: Divulgação/SEC