A essência de cada ser, trabalhada a partir da arte da representação, e a busca da calma, paciência, além do fortalecimento do pulmão, estão entre os benefícios que os aposentados e pensionistas municipais passaram a trabalhar a partir desta segunda-feira, 19/8, no início das atividades de mais quatro cursos oferecidos pela Prefeitura de Manaus, por meio da Manaus Previdência, com a novidade dos de flauta e teatro.
Em cenários imaginários, soaram os primeiros sons da Flauta Doce e dos gestos da interpretação teatral, que junto com as ações do “Exercitando a Memória” e da ginástica, marcaram o início das atividades, pondo fim à ansiedade da estreia dos alunos.
“É um sonho que estou realizando. Sempre tive vontade de fazer, mas nunca consegui porque trabalhava muito. Agora, aposentada, essa é a chance que esperei por toda a vida”, relatou a aluna de teatro, Glória Gomes, 64.
O curso de teatro foi um dos mais solicitados pelos segurados do município, conforme levantamento do Setor de Psicossocial (Psico) da Manaus Previdência, a partir de fichas de avaliação de cursos anteriores, onde os alunos podem sugerir novas atividades. “E estamos confirmando o retorno dessas solicitações”, destacou a chefe do Psico, Darla Gondim, durante a abertura dos cursos, que também contou com a participação da diretora e da gerente da área previdenciária, Ana Domingues e Poliane Rio, respectivamente. “A manhã está bem movimentada, os alunos compareceram e são muito boas as expectativas para todos”, complementou Gondim.
Destacando a oportunidade de novos conhecimentos em outras áreas, a diretora do Departamento de Educação e Aperfeiçoamento da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), Jeânia Bezerra, lembrou da qualificação dos professores, desejando aos alunos um bom aproveitamento. “Ao término das aulas, voltaremos aqui para ouvir as experiências de cada um”, disse.
A Espi é parceira em vários cursos ministrados na Manaus Previdência. Nas atividades iniciadas nesta segunda-feira, a instituição cedeu os instrutores do Teatro e “Exercitando a Memória”, a cargos dos professores Dayvisson Caldas e Larissa Cavalcanti, respectivamente. Ginástica (com a professora Marcia Melo) e Flauta Doce (Antônio Orlando) são ações realizadas em parceria com a Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI).
Conteúdo
Com experiência em trabalhar com o público da terceira idade, o professor Dayvisson Caldas, do curso de teatro, adiantou que seu propósito é apresentar o universo da arte aos alunos, assim como despertar vivências e a criatividade. “Sempre trabalhei os jogos teatrais em comunidades carentes, resgatando a identidade e autonomia dos idosos”, disse. “E com essa nova turma irei trabalhar com resultados culturais, sociais das suas histórias e, a partir daí, transformar em cenas. Nosso objetivo será vivenciar o teatro, e não formar atores”, informou.
Os cursos acontecem de segunda e quarta, para ginástica, das 8h30 às 10h; flauta doce, 9h30 às 11h; exercitando a memória, 8h30 às 10h30 e de segunda e sexta para o teatro, 8h30 às 10h30, todos na sede da Manaus Previdência, na avenida Constantino Nery, nº 2.480, Chapada, zona Centro-Sul. Para saber de outros que estão com matrículas abertas, os segurados podem ligar para (92) 3186-8000, de 8h às 17h.
Texto – Jackeline Brazão e Marcia Claudia Senna / Manaus Previdência
Foto – Divulgação / Manaus Previdência
Aposentados e pensionistas ganham curso de teatro e flauta Prefeitura Municipal de Manaus.