Em Fonte Boa (distante de Manaus 678 quilômetros em linha reta), ocorreu na Escola Estadual Waldemarina Ferreira a Mostra de Vigilância Sanitária, promovida pela turma do curso Técnico em Massoterapia. O evento fez parte das atividades previstas no programa da disciplina “Saúde Pública e Legislação de Vigilância Sanitária”, ministrada pelo instrutor Bruno Mendes Pedraca, com carga horária de 40h.
O público visitante, formado por pessoas da comunidade, estudantes da rede pública da localidade e comunidade escolar do próprio Cetam, pôde aprender mais sobre vários aspectos da Vigilância Sanitária, que se constitui como uma das práticas mais complexas e antigas da Saúde Pública.
De forma muito didática e utilizando linguagem simples, os alunos abordaram o histórico da vigilância no Brasil, além de temas relacionados ao tripé de atuação da vigilância sanitária: os bens de saúde (medicamentos, alimentos, saneantes, sangue, hemoderivados, domissanitários, cosméticos, etc.); os serviços de saúde (hospitais e clínicas, ambulatórios, serviços odontológicos), serviços especializados (hemodiálise, transplantes, oncologia) e serviços diagnósticos (clínicas radiológicas, laboratórios de análises clínicas); além dos serviços de interesse da saúde (creches, clubes, locais de tatuagem, cemitérios, manicures, etc).
“Os alunos conseguiram sintetizar toda a teoria e legislações com que trabalharam ao longo da disciplina, de forma que o público compreendesse o que é, de que forma atua e quais os efeitos da atuação da Visa em suas vidas”, comentou a gerente acadêmica do Cetam, Fabiene Pacheco.