Na última semana, grupo de futuros técnicos em zootecnia do Cetam/Itacoatiara participou de aula prática na sede da Empresa Bovinorte, localizada na zona rural do município, estabelecimento autorizado a atuar como matadouro frigorífico de bovídeos. A atividade é parte do programa curricular previsto para a disciplina de Anatomia e Fisiologia Animal, ministrada pela instrutora Sabrina Hollerverger.
Sob a supervisão da instrutora e com a ajuda dos técnicos do frigorífico, os estudantes puderam ampliar os conhecimentos teóricos aprendidos em sala de aula, verificando in loco aspectos fisiológicos e anatômicos dos animais relacionados ao funcionamento físico, orgânico, mecânico e bioquímico, além dos sistemas circulatório, respiratório, digestório e urinário.
A experiência ainda possibilitou aos estudantes a visualização de toda a linha de abate em um frigorífico, desde o curral de espera, até a tipificação das carcaças, em busca de compreender melhor como funciona o fluxograma de trabalho da empresa.
A instrutora Sabrina ressaltou a importância de se trabalhar com a aprendizagem ativa e vivência prática aplicada dos conteúdos desde o início do curso. “Na formação é importante permitir que os discentes conheçam e participem de ambientes institucionais que proporcionem um crescimento prático e realista do cotidiano das instituições e organizações”, finalizou ela.