Produtores rurais dos municípios de Santa Isabel do Rio Negro, Nova Olinda do Norte, Barreirinha, Tabatinga, Borba, Santo Antônio do Iça, Boca do Acre, Lábrea, Tefé, Vila Extrema (Lábrea), Codajás, Guajará, Boa Vista do Ramos, Manaus e Presidente Figueiredo, participaram nesta sexta-feira (16/08), da palestra sobre o Serviço de Inspeção Estadual (SIE), com ênfase na Produção de Ovos e Abatedouro de Aves.
Promovida – A ação é promovida pela Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc-AM), por meio do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam).
Proposta – De acordo com a Adaf, a palestra direcionada para produtores rurais, responsáveis técnicos, e estudantes teve como objetivo principal apresentar as noções básicas do fluxo de produção e inspeção higiênico-sanitária nos entrepostos de ovos e abatedouro de aves, rotulagem, conhecimento sobre o SIE, além de fornecer informações sobre o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que se trata da regularização da atividade de abate de aves no estado do Amazonas.
“Essa palestra esclareceu dúvidas para quem ainda não possuía informações sobre a importância da regularização, na obtenção do SIE, inclusive para quem deseja se regularizar junto à Adaf”, explicou a médica veterinária e coordenadora de aves e ovos da Agência, Edra Pará.
Para a produtora rural, Raimunda Nonata, do Tarumã Mirim, zona rural de Manaus, a palestra foi esclarecedora. “As pessoas agora vão saber como o que é que elas estão consumindo, porque muitas vezes você vai consumir um produto e não sabe a origem, como ele foi fabricado e manuseado. A doutora deu todas as explicações, os cuidados que você deve ter, desde a produção até o consumo, e isso é importante até para a nossa saúde”, comentou ela.
Sobre o TAC – O TAC foi firmado em março deste ano, por meio da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), por meio da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), o Ministério Público Estadual do Amazonas (MPAM), a Federação de Agricultura e Pecuária (Faea), e a Associação Amazonense de Avicultura (Aama).
Prazo do TAC – A Adaf reforça ainda que os interessados em fazer a adesão ao TAC devem comparecer na sede da Adaf até o dia 4 de setembro, ou obter informações referentes às cláusulas do documento acessando os sites da Agência (www.adaf.am.gov.br) ou do Ministério Público Estadual do Amazonas (MPE-AM, www.mpam.mp.br).
Em Manaus, a Adaf Central fica localizada na sede do Sistema Sepror (Idam, Adaf e ADS), na avenida Carlos Drummond de Andrade, conjunto Atílio Andreazza, bairro Japiim, zona sul de Manaus. Para mais informações, basta entrar em contato com a Gerência de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Agência, pelo número (92) 99138-4073.