Neste sábado e domingo, dias 17 e 18 de agosto, as instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo participam da 5ª edição da Jornada do Patrimônio na capital paulista. Durante o fim de semana, serão oferecidas atividades educativas ligadas à preservação e valorização de patrimônios históricos e culturais. Confira:
Museus
O Museu da Língua Portuguesa abre as portas para o público, que poderá visitar as obras de reconstrução nos dias 17 e 18 de agosto. As visitas ocorrem às 11h e às 13h, com 20 participantes em cada horário. As inscrições devem ser feitas pelo email [email protected]. A programação do museu inclui também a “Oficina de teatro lambe-lambe e de papel”, no dia 18, às 14h, com a Cia Mala Caixeta de Teatro Surpresa, que vai ensinar os participantes a elaborarem encenações em miniaturas.
No Museu da Imigração, sábado (17), às 14h, a ação “Brás e Belenzinho pelo olhar das crianças” percorre ruas entre os dois bairros para que os visitantes conheçam, a partir de um roteiro construído por crianças de 6 a 11 anos, as memórias afetivas que fazem parte desse território. Já no domingo (18), às 14h, a “Oficina de memórias”, convida os participantes a vivenciarem lembranças em realidade aumentada, por meio de seus smartphones.
A atividade contará também com exploração digital do entorno do Museu da Imigração. Inscrições gratuitas: https://www.eventbrite.com/e/cidade-aumentada-oficina-de-memorias-tickets-62745119341.
O Museu da Casa Brasileira promove, no sábado (17), às 10h, visitas educativas que apresentam detalhes da casa, construída entre 1942 e 1945, que hoje abriga o Museu. Além disso, os educadores compartilharão curiosidades sobre os costumes do casal, Renata Crespi e Fábio Prado, que viveram no imóvel por 18 anos.
A Casa Guilherme de Almeida realiza, nos dias 17 e 18, às 11h e às 15h, visita guiada no museu. Os participantes poderão conferir a paixão do escritor pela metrópole paulista a partir do acervo do poeta.
A Casa Mário de Andrade oferece, no sábado (17), às 14h, o passeio “Cidade, memória e patrimônio – Encontro com a Barra Funda”, que vai mostrar a trajetória do bairro onde está localizado o Museu, o Theatro São Pedro e a antiga residência de Antônio Prado, primeiro prefeito de São Paulo. Inscrições no site do museu: http://www.casamariodeandrade.org.br/.
Na Casa das Rosas, no sábado (17), das 14h às 17h, a oficina “No meu tempo… era, é e será”, mostra a força de narrativas que surgem na oralidade, carregando experiências, memórias e ensinamentos. No domingo (18), às 10h, o museu será ponto de encontro de uma das atividades dos roteiros com o tema “Avenida Paulista: Uma história além dos barões do café.”
No Museu do Futebol, sábado (17), às 10h30, a roda de conversa “Pacaembu: estádio símbolo de São Paulo”, convida o público para um bate-papo sobre o Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, patrimônio do bairro, da história esportiva e da arquitetura da cidade da capital paulista.
A Pinacoteca realiza, no sábado (17), às 14h30, visita educativa à exposição “Arte no Brasil: uma história na Pinacoteca de São Paulo”. No dia seguinte (18), às 11h, a atração é o “JogaJunto”, atividade que disponibiliza jogos relacionados ao acervo do museu para as famílias interagirem. O público também poderá prestigiar as exposições “Grada Kilomba – Desobediências Poéticas”, “Marepe – Estranhamente comum”, e “Somos Muitos: Experimentos sobre coletividade”.
A Estação Pinacoteca também terá visita educativa: nos dias 17 e 18, a partir das 10h, o público poderá conhecer melhor a exposição “Linha como Direção”, que retém questionamentos propostos pelo construtivismo no início do século XX.
Nos dias 17 e 18, o público poderá visitar, no Memorial da Resistência, a exposição de longa duração, abrigada em parte do antigo espaço carcerário do Deops/SP. O roteiro expositivo está dividido em quatro módulos que apresentam a história, a estrutura e o cotidiano no conjunto prisional, por meio de vídeos, textos e imagens.
O MIS oferece, nos dias 17 e 18, das 10h às 11h, a oficina de “Produção de Cartões Postais”, em que o público será convidado a produzir seus próprios cartões, inspirados em objetos do acervo da instituição. No dia 17, acontece a visita técnica “A conservação dos acervos fotográficos do MIS”, destinada aos interessados em conhecer os procedimentos de conservação adotados nas coleções de fotografias preservadas pelo museu.
No Museu Catavento, sábado (17), a partir das 10h, a edição especial da “Visita Histórica ao Palácio das Indústrias”, conta a história de São Paulo e apresenta curiosidades sobre o edifício que abriga o museu.
O Museu Afro Brasil oferece, no domingo (18), às 14h, visita para grupos espontâneos, com atividade que aborda a história, a memória e a arte a partir da perspectiva afro-brasileira.
O Memorial da América Latina realiza, no sábado (17), às 10h e às 15h, visitas guiadas à Praça do Sol, propondo debates sobre a construção e a simbologia da escultura Mão, de Oscar Niemeyer. É necessário realizar agendamento prévio pelo e-mail [email protected].
Bibliotecas
A Biblioteca de São Paulo realiza sessões do programa “Hora do Conto”, com contação das histórias “Memória da cidade: lembranças paulistas”, apresentada pelo grupo Ginga e Prosa, no sábado (17), às 16h, e “Se eu perder esse trem, só amanhã”, de Milton Jung, com a Cia. Os Fabulistas, no domingo (18), às 18h. Também no dia 18, das 10h às 12h, e das 13h às 17h, a ação “Jogos do Patrimônio” convida o público a testar a memória e melhorar os conhecimentos sobre os principais eventos e o patrimônio histórico-cultural da cidade.
Na Biblioteca Parque Villa-Lobos, o programa “Hora do Conto” repete as contações de histórias: “Se eu perder esse trem, só amanhã”, de Milton Jung, com a Cia. Os Fabulistas, no sábado (17), às 16h, e “Memória da cidade: lembranças paulistas”, com o grupo Ginga e Prosa, no domingo (18), às 16h.
Fábricas de Cultura
Na Fábrica de Cultura Parque Belém, sábado (17), às 15h, a “Atividade de Jogo” convida o público a mostrar a história do bairro Belenzinho de forma diferente: como em um jogo de Role Playing Game (RPG), cada jogador criará narrativas para seu personagem dentro do enredo do jogo.
A Fábrica de Cultura Vila Curuçá promove, no sábado (17), às 10h30, o “Curta com Bate-Papo: Memórias de Vila Curuçá”, exibição de documentário sobre as memórias do bairro pela visão de três moradoras. Após a exibição, será realizada uma roda de conversa com as protagonistas do filme, que irão discutir questões sobre moradia e o processo de elaboração do material audiovisual.
Na Fábrica de Cultura Itaim Paulista, sábado (17), às 11h, a ação “ Roda de Memória – Mestre Dinho Caruaru”, convida o público para uma conversa sobre a história da capoeira de rua no Brasil. Às 15h, a atividade “Intervenção na Biblioteca – Histórias de Pedra Pequena”, apresenta a história do bairro em que a Fábrica se localiza.