O Parque das Laranjeiras será o próximo local de Manaus beneficiado pela rede de distribuição de gás natural. Serão 6,5 quilômetros de ramal ao longo da avenida Professor Nilton Lins para atendimento de comércios e unidades habitacionais em condomínios verticais (prédios). A primeira etapa do projeto tem início na próxima semana, e a previsão de conclusão das obras em novembro.
Do acesso à avenida Torquato Tapajós até a Universidade Nilton Lins, o novo trecho de gasoduto faz parte do plano de expansão da rede de gás natural da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás). Atualmente, a rede possui 120 quilômetros de extensão em Manaus e atende a 423 unidades consumidoras, entre termoelétricas, indústrias, postos, comércios e residências.
Para evitar impactos ao trânsito, as obras ocorrerão em período noturno e por meio de método não destrutivo, com máquina perfuratriz que dispensa a abertura de valas nas vias. O recapeamento asfáltico desse processo ocorre em duas etapas: inicialmente com asfalto a frio e, após a conclusão das obras, com asfalto quente (definitivo).
Segundo o diretor técnico-comercial da Cigás, Clovis Correia Junior, a nova etapa de obras é mais um investimento da Companhia com objetivo de levar o combustível mais econômico ao consumo no varejo. “O gás natural pode ser até 40% mais econômico que o GLP (gás liquefeito de petróleo), e isso se reflete em desenvolvimento para qualquer empreendimento que demanda esse tipo de consumo”, ressaltou.
Para dúvidas ou manifestações, a Cigás atende por meio do número telefônico 117.