Patrimônio Cultural
16 de Agosto de 2019 às 12h10
Projeto “MPF por Direitos” realiza segunda edição para discutir a mobilização por direitos fundamentais
Edição será em uma comunidade de terreiro e debaterá com a comunidade local a conscientização pela efetivação da Constituição de 1988 e os desafios a serem enfrentados
Foto: Arte/PRRJ
O Ministério Público Federal (MPF) na Baixada Fluminense realiza no próximo dia 31 de agosto, em Nova Iguaçu, a segunda edição do projeto “MPF por Direitos”. O encontro será no Espaço Lumyjacarê Junçara, que se situa em um terreiro de candomblé. O diálogo é aberto a todas as pessoas interessadas da região, e não apenas aos praticantes de religiões de matriz africana.
A proposta do encontro é discutir formas de mobilização por direitos e a defesa do programa previsto na Constituição de 1988. “Este projeto quer mostrar a necessidade de a instituição se colocar ao lado dos mais vulneráveis e pensar com eles formas de atuação e luta pela efetivação dos direitos garantidos no texto constitucional, multiplicando esse sentimento”, afirma o procurador da República Julio José Araujo Junior, que coordena o projeto.
Histórico do projeto – Esta é a segunda edição do “MPF por Direitos”. A primeira edição ocorreu em novembro do ano passado, em Queimados. Na ocasião, o objetivo foi reunir organizações da região e apresentar o funcionamento, a estrutura e o papel do MPF, bem como dialogar sobre possíveis demandas da sociedade no contexto da Baixada Fluminense.
Ao longo deste ano, o projeto passou por reformulação e ganhou um propósito mais específico. “Queremos organizar encontros em locais marcados pela opressão e pela discriminação e trazer toda a sociedade para pensar a efetivação de direitos e a necessidade de discutir formas de cumprir a Constituição de 1988. Terreiros, prisões, comunidades e as ruas são espaços que vamos ocupar e mostrar a presença da instituição”, assegura o procurador.
Serviço: “MPF por Direitos” – 2ª edição
Local: Espaço Lumyjacarê Junçara
Endereço: Rua Machado de Assis, nº 10 – Vila Nova / Bairro Imperador – Nova Iguaçu
Horário: 10h às 14h
Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República no Rio de Janeiro
Tels: (21) 3971-9542 / 9543 / 9547
www.mpf.mp.br/rj
twitter.com/MPF_PRRJ