Em Autazes, alunos do curso Técnico de Meio Ambiente visitaram a Escola Creche Luz da Infância, a fim de conhecer o sistema de hidroponia utilizado pela instituição no cultivo de legumes e hortaliças da horta escolar.
Técnica que pode ser utilizada desde pequenos cultivos domésticos até nas grandes explorações comerciais, a hidroponia é usada na Creche Luz da Infância para o crescimento de 500 a 700 mudas de alface. Parte da produção é vendida para custear as despesas de manutenção da escola creche e a outra parte é utilizada para complementar e enriquecer a alimentação das crianças moradoras de bairros carentes do município, que constituem o público-alvo da escola. Ao todo são ofertadas quatro refeições diárias, o que torna as atividades de cultivo na horta fundamentais para auxiliar na nutrição infantil.
Além do sistema de hidroponia, que conta com a parceria de um técnico agrícola para realizar a manutenção periódica, os futuros técnicos de meio ambiente do Cetam também conheceram a horta tradicional mantida no local, que não deixa a desejar na inovação e preocupação com a questão ambiental, tendo como diferencial o fato de ter a estrutura toda montada com garrafas pet.
“Os alunos puderam perceber como é possível desenvolver, a partir de ideias já conhecidas, soluções baratas, com coisas que estão à mão, alinhadas com a realidade de cada lugar. Esse projeto da Creche Luz da Infância também contribui na redução do descarte dos resíduos de plástico (pets), e isso impacta na redução dos custos de implementação e manutenção do projeto, haja vista que a matéria-prima utilizada é abundante, barata e de grande resistência”, comenta a instrutora Jemima Gonçalves.