O senador Chico Rodrigues (DEM-RR) defendeu nesta quarta-feira (14), em Plenário, a prática do jiu-jítsu nos currículos do ensino fundamental. Ele informou que protocolou na mesa da Casa, um projeto de lei para a inclusão da arte marcial nas escolas. O parlamentar argumenta que a prática traz vários benefícios, além do psicológico, ajuda na formação e desenvolvimento da criança.
— O grande diferencial do jiu-jitsu para as crianças pode ainda ser o benefício psicológico que o jiu-jitsu proporciona, o que ajuda muito na formação de adultos de bom caráter e de bons princípios. As crianças aprendem na prática a competir com honestidade, a ser humildes, reconhecendo os erros e acertos, a cair, a levantar e a recomeçar e a desfrutar das amizades dos colegas — disse.
Para Chico Rodrigues a arte não é apenas golpes e posições marciais, e, sim, uma modalidade que busca fortalecer a relação entre pais e filhos, forma caráter e ajuda a criança a chegar à adolescência com princípios morais bem formados.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)