Com o intuito de preparar os moradores para atuar nas questões ambientais, na redução do índice de acidentes domésticos, em situações de primeiros socorros e na identificação das áreas de riscos, o Núcleo de Proteção e Defesa Civil na Comunidade (Nupdec) abre inscrições para a capacitação em Prevenção de Acidentes e Primeiros Socorros.
As inscrições para a capacitação iniciam nesta quarta-feira (14/08) no Parque Residencial São Raimundo, localizado no bairro de mesmo nome, zona oeste de Manaus. A capacitação oferece 30 vagas e é destinada aos moradores do Parque e entorno, com idade a partir de 14 anos.
Para se inscrever é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência (cópia e original), e informar o tipo sanguíneo. As inscrições podem ser feitas das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h, na base do parque residencial, que integra o Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim).
O curso será realizado nos dias 14, 21, 28 e 29 de setembro, das 8h30 às 11h, no auditório da base do Prosamim São Raimundo, e será dividido em quatro módulos: Defesa Civil, Educação Ambiental, Medidas de Prevenção e Socorro, e Visita às áreas de risco. A capacitação terá carga horária de 16 horas e será ministrada por representantes de órgãos competentes.
Para o coordenador executivo da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Marcellus Campêlo, a capacitação trará um olhar mais humanizado a respeito do meio ambiente e da população que vive no local. “É uma oportunidade, um convite, para cuidarmos do local onde vivemos e das pessoas que estão ao nosso redor. São medidas de grande utilidade para serem adotadas diariamente, como cuidar do local onde moramos”, disse.
“É preciso estar prevenido, capacitado, para solucionar problemas que podem surgir dentro da nossa casa ou na casa do vizinho. Por isso a nossa preocupação em deixar os moradores cada vez mais capacitados, para que possam, assim, contribuir para uma sociedade mais humanizada”, completou.
As capacitações do Nupdec são oferecidas pela Casa Militar do município, por meio da Defesa Civil da Prefeitura Municipal de Manaus.