Logo depois de sair da reunião do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, com os líderes partidários, nesta terça-feira (13), o líder da Minoria no Senado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), afirmou que a oposição exige um prazo mínimo de 70 dias para discussão e votação da proposta de emenda à Constituição (PEC) da reforma previdenciária (PEC 6/2019). O senador disse esperar um “prazo razoável de tramitação”.
— O Senado é Casa revisora do processo legislativo. O Senado não pode abrir mão do seu papel de revisor do processo legislativo. O Senado não pode ser um carimbador de uma proposta tão delicada e que mexe com temas tão controversos.
O parlamentar também informou que ficou decidida a realização de uma sessão temática no Plenário do Senado, em 10 de setembro, para debater exclusivamente a reforma da Previdência Social. Nesta data, a PEC 6/2019 provavelmente já terá sido votada em primeiro turno.
Randolfe acrescentou que ainda não está trabalhando com a possibilidade de uma “PEC paralela” para tratar de assuntos que não estão no texto principal da reforma. Ele disse que, por enquanto, a oposição trabalha para promover alterações no texto atual que foi aprovado pela Câmara dos Deputados.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)