Mais de 30 comunitários da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro e do Parque Rio Negro Setor Norte estão participando de formação do programa Agente Ambiental Voluntário (AAV). O encontro, que encerra nesta sexta-feira (09/08), está sendo realizado na Fundação Almerinda Malaquias, na sede do município de Novo Airão (a 115 quilômetros de Manaus).
De acordo com o coordenador do AAV, Abraham Benayon, o tema principal do encontro foi o combate a queimadas e focos de calor. A capacitação aborda ainda temas como legislação ambiental. “Como estamos entrando em um período crítico, em que o número de queimadas aumenta, nossa intenção é trabalhar com esses comunitários para que possam atuar como educadores ambientais e agir na orientação e prevenção a focos de calor”, reforçou Benayon.
Nesta semana, foi concluída também formação de AAV em Santa Isabel do Rio Negro. O objetivo é ampliar o número de pessoas capacitadas para atuar de maneira voluntária em prol da conservação dos recursos naturais, formando uma rede de jovens lideranças nas unidades de conservação estaduais e nos municípios do interior do estado.
Em Novo Airão, a formação é fruto de uma parceria entre a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).