O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Josué Neto (PSD) e a líder do governo, deputada Joana Darc (PR), em autoria conjunta, apresentaram requerimento, à Mesa Diretora, solicitando nos termos regimentais a transferência da sede do Poder Legislativo Estadual para a realização de uma Sessão Especial, na data do dia 27 de agosto de 2019, às 9h, na sede do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), com a finalidade de estreitar os laços institucionais e oportunizar acesso a informações de grande relevância para a Amazônia e o nosso Estado.
Essa proposta foi encaminhada durante nesta quarta-feira (7), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Ao todo foram apresentados 63 Requerimentos e 11 Projetos de Lei (PLs) que passando a tramitar serão encaminhados para apreciação nas Comissões Técnicas da Casa Legislativa.
Os deputados justificaram a proposta assinalando que o Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) é reconhecido internacionalmente como o melhor curso de guerra na selva do mundo. “Essa unidade do Exército Brasileiro, não atua apenas como guardião da nossa Região, mas, sobretudo, como instituição parceira dos governos na realização de tarefas de segurança, infraestrutura e ações sociais junto às nossas populações interioranas”, assinalaram.
O CIGS, cuja a designação histórica é Centro Coronel Jorge Teixeira em homenagem ao seu primeiro comandante, é uma organização do Exército Brasileiro sediada na cidade de Manaus destinada a qualificar militares líderes de pequenas frações, como guerreiros da selva, combatentes aptos a cumprir missões de natureza militar nas áreas mais inóspitas da Floresta Amazônica, bem como, em ambientes da mesma natureza.
Os deputados Josué Neto (PSD), Carlinhos Bessa (PV), Cabo Maciel (PR), Joana Darc (PR), Álvaro Campêlo (Progressista), Wilker Barreto (PHS) e Dr. Gomes (PSC), apresentaram um requerimento cada; Delegado Péricles (PSL), apresentou dois; Abdala Fraxe (Podemos), quatro; Adjuto Afonso (PDT), quinze e Dra. Mayara (PP), trinta e cinco.
Cartilha de orientação
Como um alerta aos pais, o deputado Roberto Cidade (PV), apresentou Projeto de Lei (PL) à Mesa Diretora, em que autoriza o Poder Executivo a confeccionar cartilha de orientação aos pais sobre os cuidados com o conteúdo da internet para seus filhos.
A proposição objetiva prevenir e evitar tragédias já que crianças são alvos fáceis e vulneráveis a influências negativas. Os demais projetos foram apresentados pelos deputados Roberto Cidade, com oito; Felipe Souza (Patriota), com dois; e Adjuto Afonso, também com um.
Diretor de Comunicação da Aleam
Texto: Raimundo Nonato Lopes
Foto: Alberto César Araújo