Transparência
7 de Agosto de 2019 às 17h55
PGR inova no atendimento ao cidadão e passa a contar com Unidade de Resposta Audível (URA)
Nova ferramenta permite responder automaticamente dúvidas básicas e frequentes dos cidadãos
Ilustração de Pete Linforth por Pìxabay
A Central de Atendimento ao Cidadão (CAC/Sejud) da Procuradoria-Geral da República (PGR) passou a contar na terça-feira (6) com a Unidade de Resposta Audível (URA) – uma espécie de atendente eletrônica que possibilita respostas automáticas. Por meio da nova ferramenta são respondidas dúvidas básicas e frequentes dos cidadãos, como, por exemplo: “como se faz uma representação”, “como se pede informação processual”, “como pedir cópia/vista de autos” etc.
O telefone da CAC em que se encontra programada a URA é o (61) 3105-6564. Após discar, o usuário será apresentado a um catálogo de serviços disponibilizados pela Sala de Atendimento ao Cidadão da PGR. Escolhido o serviço, basta discar um dígito e será apresentado o meio de acesso ao serviço escolhido (link do serviço no Portal do MPF), e o passo a passo. Caso o usuário busque outro serviço que não esteja previsto no menu inicial, há a opção, já de início, de falar com um dos atendentes da Central.
O lançamento é resultado do trabalho conjunto das secretarias Jurídica e de Documentação (Sejud), de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC) e de Comunicação Social (Secom). É um projeto pioneiro na casa, uma vez que a CAC é o primeiro setor da PGR a contar com a ferramenta da URA para auxílio ao atendimento, segundo informado pelo Chefe da Ditel/STIC, Ivan de Souza Freitas.
O chefe da CAC/Sejud, Álvaro Bezerra Filho, destaca que a ferramenta da URA permitirá que cada atendente da Central seja desonerado de repetir, por telefone, as mesmas informações procedimentais vez após vez aos cidadãos. “Vamos nos concentrar no que é mais importante: fornecer atendimento personalizado e de maior qualidade àqueles que desejam narrar suas representações, protocolar comunicações de irregularidades e de fatos ilícitos, bem como solicitar informações processuais e aquelas previstas na Lei de Acesso à Informação [Lei 12.527/2011]”.
De acordo com a secretária da Sejud, Luciane Gome, o objetivo da URA é a otimização do tempo e o fornecimento ao usuário de um catálogo célere, acessível e intuitivo de serviços.
Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6406 / 6415
[email protected]
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/tvmpf