Policiais civis lotados na Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Tabatinga, município distante 1.108 quilômetros em linha reta da capital, em ação conjunta com policiais militares e a equipe da 56ª DIP, situada em Jutaí, prenderam em flagrante, na tarde de terça-feira (6/8), por volta das 16h, Ivan André de Souza Rodrigues, 21; Junior Rodrigues Silva, 18, e Nicolas dos Santos Viana, 19, envolvidos no homicídio de Elias Sebastião Moreno, em Tabatinga. A vítima tinha 23 anos. Um adolescente de 16 anos, que teve participação no crime, foi apreendido ao longo da ação.
De acordo com a delegada Mary Anne Trovão, titular da DIP de Tabatinga, o delito ocorreu na madrugada da última segunda-feira (5/8), por volta das 2h, na avenida da Amizade, bairro Centro, em Tabatinga, quando os infratores efetuaram disparos de arma de fogo em direção a vendedores ambulantes, que comercializavam churrasco nas proximidades de bares e casas de shows no local. Segundo a autoridade policial, o crime foi motivado pela disputa pelo comando do tráfico de drogas em Tabatinga.
“Elias Sebastião veio a óbito e um soldado da Força Aérea Brasileira (FAB), de 24 anos, ficou ferido, além de outras seis pessoas, com idades entre 14 e 24 anos. Em seguida, os indivíduos empreenderam fuga do local. Ressalto que iniciamos as buscas pelo grupo assim que tivemos conhecimento do caso”, declarou a delegada.
Conforme a titular da DIP Tabatinga, a equipe de investigação da unidade policial obteve a informação de que o grupo teria fugido para Jutaí, município distante 751 quilômetros em linha reta de Manaus. “Recebemos o apoio da equipe da 56ª DIP de Jutaí e de policiais militares daquela cidade para efetuarmos as prisões e apreensão do adolescente, na tarde de terça-feira (7/8), por volta das 16h, no porto daquela cidade, no momento em que eles desembarcavam no município de Jutaí”, disse.
Mary Anne Trovão informou que após a abordagem, os quatro indivíduos foram levados à DIP Tabatinga para a realização dos procedimentos cabíveis. A titular da unidade policial destacou que irá representar à Justiça o pedido de prisão preventiva em nome de Ivan, Junior e Nicolas.
Procedimentos – O trio foi autuado em flagrante por homicídio, tentativa de homicídio e associação criminosa. Ao término dos procedimentos cabíveis no prédio da DIP de Tabatinga, os infratores irão permanecer na carceragem da delegacia, que funciona como unidade prisional naquela cidade. Já o adolescente irá responder por ato infracional análogo aos crimes de homicídio e tentativa de homicídio. Após os trâmites legais, ele será encaminhado ao juizado.