Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Hospital de Registro realiza procedimento inédito para corrigir aneurisma cerebral
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.

Hospital de Registro realiza procedimento inédito para corrigir aneurisma cerebral

07/08/2019
Compartilhar

Menos invasiva, técnica é a mais moderna para tratamento endovascular e foi colocada em prática pela 1ª vez em paciente no Vale do Ribeira

Equipe do Hospital Regional de Registro realiza procedimento inédito para corrigir aneurisma cerebral

O Hospital Regional de Registro realizou mais um procedimento inédito no Vale do Ribeira. Liderada pelo neurocirurgião Daniel França, a equipe corrigiu o aneurisma cerebral de uma mulher de 45 anos, moradora de Pariquera-Açu, utilizando a moderna técnica de embolização. Método endovascular menos invasivo (por evitar a abertura do crânio), o procedimento foi realizado na última quinta-feira (1º de agosto) e a paciente permaneceu menos de 24 horas na UTI.

A cirurgia foi realizada com um equipamento de hemodinâmica de última geração e contou com equipe qualificada, o que permite ao hospital oferecer neurocirurgias de alta complexidade, até então não ofertadas na região.

Além de ser a primeira embolização feita em um hospital da região, o procedimento foi feito com anestesia local e sedação leve, o que não é comum. “Ao optar pela anestesia local, conseguimos reduzir os riscos de complicações não neurológicas e o tempo de internação na UTI, pois não precisamos entubar o paciente. E também conseguimos fazer a monitorização neurológica durante todo o procedimento”, explica o neuro Daniel França. A paciente foi acordada e realizou os testes neurológicos assim que a embolização foi concluída.

A embolização foi realizada na sala de hemodinâmica do Centro Cirúrgico do Hospital Regional de Registro, utilizando a inserção de um microcateter na artéria femoral na perna da paciente, que navega pelo corpo até chegar ao interior do aneurisma, onde são inseridas pequenas molas de platina. Elas têm a função de impedir que o fluxo de sangue entre no aneurisma, provocando sua trombose controlada e, assim, evitando sua ruptura (sangramento).

A técnica reduz a possibilidade de o aneurisma recanalizar (voltar a encher) e, hoje, PODE tratar quase todos os tipos de aneurisma, além de casos mais complexos, como a malformação arteriovenosa cerebral (MAV). A embolização também possibilita uma recuperação mais rápida e menos dolorosa ao paciente, reduz o risco de infecção hospitalar e oferece menos trauma, já que não há abertura do crânio, nem exposição ou dissecção do cérebro.

Entenda

O aneurisma cerebral é uma dilatação que se forma na parede enfraquecida de uma artéria no cérebro. A pressão do sangue força essa região menos resistente da artéria e dá origem a uma dilatação que PODE crescer lenta e progressivamente. À medida que cresce, a parede do aneurisma vai se tornando mais fina até que, em determinado momento, ela se rompe. A ruptura do aneurisma PODE causar Acidente Vascular Cerebral (AVC) e ser fatal. A paciente do Hospital Regional de Registro foi diagnosticada com aneurisma não roto (sem rompimento) ao investigar fortes dores de cabeça.

O Hospital Regional de Registro é referência em neurocirurgia, cardiologia, ortopedia e traumatologia. “Além de ter acesso ao exame de cateterismo e à angioplastia, procedimentos imprescindíveis na cardiologia, os pacientes da região também podem fazer angiografia cerebral, angioplastia de carótidas, revascularização do miocárdio e artroplastia de quadril e joelho no Hospital Regional de Registro. São cirurgias de alta complexidade que antes não eram oferecidas pelo SUS no Vale do Ribeira”, explica o diretor técnico do Hospital, Antonio Maurício Matsuda.

Sobre o hospital

Prestes a completar um ano de funcionamento, dia 29, o Hospital Regional de Registro tem ampliado seus serviços gradativamente. Com cinco salas de cirurgia, leitos de Hospital Dia e UTI adulto e pediátrica, atende nas especialidades de anestesiologia, cirurgia cardiovascular, cirurgia geral, neurocirurgia, ortopedia clínica e cirúrgica, cardiologia clínica e cirúrgica, otorrinolaringologia e bucomaxilo-facial.

Gerida em parceria com o Instituto Sócrates Guanaes (ISG), a unidade recebe pacientes encaminhados via CROSS (Central de Regulação e oferta de serviços de saúde) por serviços municipais de saúde, de pronto atendimento e também pelos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) de Pariquera-Açu e praia Grande, para casos ambulatoriais. Atende aos 15 municípios do Vale do Ribeira e também a três municípios da Baixada Santista – Peruíbe, Mongaguá e Itanhaém.

O Hospital Regional de Registro foi construído pelo Governo do Estado através do “saúde em Ação”, programa da Secretaria Estadual da saúde em parceria inédita com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Acidente Vascular Cerebral, Acidentes, Estado de São Paulo, Saúde, Serviços
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus