A presença no plenário Ruy Araújo das atletas que disputarão o concurso Musa do Jiu-Jítsu e Luta Livre manauara e do presidente do Manaus Futebol Clube, finalista do Campeonato Brasileiro Série D, deu um tom bem esportivo à Reunião Ordinária desta terça-feira (6), da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Para o presidente da Casa Legislativa, deputado Josué Neto (PSD), que também homenageou a cantora lírica Taís Víera, foi um momento de homenagear as pessoas que trabalham pelo esporte e a juventude que está no caminho certo, praticando o esporte e a cultura.
Além de Josué Neto, que pediu Cessão de Tempo para o presidente do Manaus Futebol Clube, Luiz Mitoso, falar da tribuna, se manifestaram favoráveis ao aumento dos recursos públicos para a área esportiva os deputados Felipe Souza (Patriota), Wilker Barreto (PHS) e Alessandra Campêlo (MDB), que propôs emenda coletiva no Orçamento do Estado para ajudar o Manaus no Campeonato da Série C no próximo ano, pedindo compromisso do presidente Mitoso de incentivar o esporte feminino no clube.
Na abertura do pequeno expediente, o presidente da Comissão de Esporte e Lazer, deputado Abdala Fraxe (Podemos) anunciou o trabalho que está sendo realizado nos municípios do interior, a fim de diagnosticar os problemas e apontar soluções para a revitalização do esporte. Os discursos e debates em plenário trataram ainda de temas como a crise na saúde estadual, com novas denúncias dos oposicionistas Wilker Barreto e Dermilson Chagas (PP), a segurança pública nos municípios, tema levantado pelo deputado Sinésio Campos (PT).
Sinésio trouxe ao plenário o prefeito de Urucurituba (a 208 km de Manaus), José Pontes “Sabugo” (PT), o presidente da Câmara Municipal local, vereador Nildo Alves (DEM), e demais vereadores para anunciar a realização de uma Audiência Pública com a Comissão de Segurança Pública no município, na próxima semana, para debater a apresentar propostas para melhorar a segurança à população. O debate envolveu os deputados Cabo Maciel (PR), Dermilson Chagas, Dr. Gomes (PRP) e Fausto Souza (PV).
Abordando ainda a questão da saúde pública, o líder do PSB, Serafim Corrêa (PSB) disse que a excessiva privatização do Estado coloca o Amazonas na contramão da Constituição e em vez de gastar 12%, gasta 25% com saúde e o setor continua um caos. Segundo ele, com a criação do SUS a iniciativa privada deve participar de forma complementar na ações de saúde, e não suplementar como ocorre hoje. “Ou o Estado faz a ruptura desse modelo e segue o caminho do SUS, ou não vamos ter o apoio federal”, disse.
A última atividade no plenário foi a Sessão Especial para homenagear a cantora lírica amazonense Taís Víera, promovida pelo depurado Josué Neto, como forma de valorizar um dos talentos líricos mais importantes do Amazonas, valorizando a nossa cultura e o nosso povo, como forma de incentivar o desenvolvimento cultural.
Diretoria de Comunicação da Aleam
Texto: Isaías Oliveira
Foto: Hudson Fonseca