Geral
5 de Agosto de 2019 às 17h40
MPF inaugura no Rio de Janeiro nova sede da Procuradoria Regional da República
Mudança reúne gabinetes em um endereço, economizando recursos
Procuradora-chefe regional Marcia Morgado e procuradora-geral da República Raquel Dodge, na cerimônia de inauguração
O Ministério Público Federal inaugurou nesta segunda-feira (5/8), numa solenidade com integrantes da instituição e dezenas de outras autoridades, a nova sede de sua unidade na 2a Região (RJ/ES), no Rio de Janeiro. A Procuradoria Regional da República na 2a Região (PRR2) fica na Av. Almirante Barroso, 54, Centro. A cerimônia foi presidida pela procuradora-geral da República Raquel Dodge.
A mesa solene contou ainda com a procuradora-chefe da PRR2 Marcia Morgado, o procurador-chefe do MPF/RJ Rafael Barretto, o desembargador federal André Fontes (TRF2), o presidente da Seccional RJ da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ), Luciano Bandeira e o superintendente regional da Polícia Federal-RJ Ricardo Saadi. Cada participante da mesa manifestou a satisfação de ver o MPF com novas instalações que permitirão perseguir sua missão com melhores condições de trabalho.
Ao discursar, a procuradora-geral da República citou o empenho de seus antecessores e de membros do MPF na 2a Região que trabalharam pela mudança da sede: “Esta obra não é resultante apenas dos esforços das testemunhas de sua inauguração. Por isso, igualmente, celebro e homenageio os Procuradores Gerais que me antecederam, que viram a necessidade de uma sede própria para esta unidade, e tomaram as decisões ao longo de anos seguidos para que a ideia se tornasse realidade. “A grandeza e a beleza desta sede não está nas suas instalações físicas. Está nas pessoas que são as expressões visíveis do agir da Constituição na vida dos cidadãos e cidadãs.”
Com a sede nova, gabinetes e setores administrativos ficam concentrados em um endereço. Antes, eles se dividiam em dois edifícios (R. México e R. Uruguaiana), gerando custos no deslocamento de pessoas, processos e materiais e pagamentos de condomínio, pois o edifício-sede na Uruguaiana não era exclusivo da Procuradoria como a nova sede.
“É importante o fortalecimento institucional como foco permanente em seus mais diversos aspectos para garantir o pleno cumprimento das atribuições ministeriais em toda a sua grandeza e independência, seguindo cada vez mais firme no combate à corrupção, na proteção do interesse público e na tutela coletiva dos bens caros à cidadania”, afirmou a procuradora-chefe regional Marcia Morgado. “Um Ministério Público forte é sinônimo de uma sociedade forte e democrática.”
A transferência da PRR2 para as atuais instalações se deu no recesso forense de 2018-2019 e, desde então, a unidade vem ocupando o edifício enquanto concluía os serviços de reforma. Os 18 andares, erguidos entre 1941 e 1944, pertenceram ao Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Industriários (IAPI), que contratou o projeto aos arquitetos Marcelo e Milton Roberto, irmãos que projetaram também o Aeroporto Santos Dumont e o edifício-sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI).
PRE/RJ – Com a mudança de gabinetes na R. México para a sede nova, o edifício foi revertido para outros usos pela Procuradoria. Ele se tornou a sede da Procuradoria Regional Eleitoral/RJ, que ocupa um dos andares, do Plan-Assiste no RJ e abriga salas do Núcleo de Transporte, entre outros serviços. Dois andares foram cedidos ao MPF/RJ, que pediu os pavimentos para sua expansão.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal na 2ª Região (RJ/ES)
(21) 3554-9003 / 9199
[email protected]
Twitter.com/mpf_prr2