Pediatra dará dicas ao público nesta segunda-feira (5) sobre os benefícios do ato, que nesta semana é lembrado mundialmente
Amamentar significa nutrir e proporcionar saúde e qualidade de vida ao bebê. É isso que defende a pediatra Rosângela Gomes, vice-presidente do Comitê de Aleitamento Materno da Sociedade Paulista de Pediatria. Nesta segunda-feira (5), a médica estará no Terminal Jabaquara da EMTU/SP, das 11h às 13h, esclarecendo dúvidas dos passageiros sobre amamentação.
Diretora do Banco de Leite do Hospital Regional Sul, Rosângela Gomes orientará o público e distribuirá panfletos sobre a importância de amamentar. Ela também abordará temas como o baixo estoque nos bancos de leite e a doação de leite materno.
O aleitamento materno é a melhor fonte de nutrição infantil, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). É capaz de reduzir a mortalidade de crianças menores de cinco anos de idade em 13% e protege de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias, além de reduzir o risco do desenvolvimento de hipertensão, colesterol alto, diabetes, sobrepeso e obesidade na vida adulta.
Semana Mundial do Aleitamento Materno
Em 1992, a OMS e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) definiram que a primeira semana de agosto seria focada no aleitamento materno. No Brasil, a lei nº 13.435 de 12 de abril de 2017, deu ao oitavo mês do ano a cor dourada, criando o Agosto Dourado. O objetivo é incentivar ações de orientação e conscientização sobre o assunto.