O vereador Dr. Ewerton Wanderley (PHS) usou a tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM), na segunda-feira (29/7), durante o pequeno expediente, para cobrar do poder público uma solução para o prédio histórico da Santa Casa, localizado no Centro de Manaus, que segundo matéria jornalística veiculada no último domingo, o local está servindo de covil para traficantes e usuários de drogas.
O vereador relembrou que estudou e trabalhou no Hospital Santa Casa de Misericórdia que, durante anos, foi uma unidade de saúde referência na cidade. “Fui acadêmico e médico voluntário da Santa Casa, onde tive a honra de trabalhar com grandes cirurgiões como Dr. João Lúcio, Dr. Gil Machado e Dr. Francisco Affonso, que, infelizmente, faleceu recentemente. É lamentável que o local hoje esteja nestas condições de abandono, um prédio centenário, no qual milhares de vidas foram salvas, caiu no esquecimento e está “largado às traças”, servindo de abrigo para bandidos. A Santa Casa era reconhecida pelo seu excelente quadro de profissionais e pelo atendimento de qualidade que prestava à população”, lamentou.
O hospital foi construído em 1880 e prestou pleno serviço à sociedade amazonense até o ano de 2004, quando encerrou suas atividades devido à inúmeras dividas. Atualmente, a responsabilidade dos cuidados emergenciais do prédio passam de mão em mão: do Governo do Amazonas para a Prefeitura de Manaus, passando pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e com intermediação do Ministério Público Federal (MPF) e Justiça Federal.
Dr. Ewerton sugeriu que o espaço, tombado como patrimônio histórico, seja restaurado e revitalizado para uso de serviços públicos, por exemplo, como sede do Corpo de Bombeiros do Amazonas, delegacia, posto de saúde ou sede de algum órgão público.