Para que as mulheres portadoras de deficiência tenham acompanhamento médico adequado, o PL (Projeto de Lei) 614/2017, de autoria do vereador Paulo Frange (PTB), busca garantir as condições e equipamentos necessários ao atendimento desse público na Campanha Permanente de Prevenção do Câncer Ginecológico e Mamário, da rede municipal de saúde.
Segundo a justificativa do PL, apesar de ser obrigação do Estado garantir acesso universal à saúde, as mulheres com deficiência enfrentam sérias dificuldades para que seus direitos sejam de fato respeitados, principalmente em relação a exames de mama e testes de prevenção do câncer de colo de útero.
Exemplo: a mulher paraplégica necessita apenas de uma cadeira de elevação ajustável para realizar a mamografia, o que facilita a realização do exame. Contudo, destaca o PL, é praticamente impossível às mulheres tetraplégicas serem atendidas sem um ambiente devidamente preparado.
Tal situação faz com que as mulheres com deficiência tenham dificuldades para receber atendimento digno, o que pode levá-las a abandonar os cuidados necessários com a saúde. O PL propõe ainda a garantia de equipes com profissionais treinados para este tipo de atendimento, salas adaptadas com mesa ginecológica especial, além de outros equipamentos específicos.
“A realização bem sucedida destes exames é muito importante para a prevenção, tanto do câncer de útero quanto do câncer de mama, que é uma das causas de maior mortalidade entre as mulheres no mundo”, afirma o texto do projeto, que segue em tramitação na Câmara Municipal de São Paulo.
Acompanhe aqui outros projetos em tramitação do vereador Paulo Frange. No link, você também poderá obter os canais de comunicação do parlamentar e participar diretamente do mandato por meio de propostas, sugestões ou recebendo informativos através do formulário Fale com o Vereador.