Quatorze detentos, incluindo duas mulheres, conseguiram cumprir uma importante etapa de vida hoje (26/07), na Unidade Prisional de Tefé. Eles concluíram o curso de Instalação e Manutenção de Ar-Condicionado, que teve duração de 40 horas, através do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho Acessuas Trabalho), do Governo Federal, desenvolvido em parceria com o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas).
O Acessuas Trabalho reúne uma série de ações voltadas às pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social para que possam oportunizar mais chances de emprego e renda.
A Coordenadora do Programa Acessuas Trabalho em Tefé, Elisangela Pacheco, destaca que o programa existe desde 2007 e reforça que o objetivo central é oferecer oportunidades para geração de renda com cursos de capacitação e qualificação. “O objetivo é que essas pessoas busquem sua autonomia, criando seu próprio negócio, para que não fiquem dependendo de programas como o Bolsa Família, por exemplo”.
Um dos detentos, J. E., 29 anos, comemorou a conclusão do curso, reforçando a necessidade de que outros cursos devem ser oferecidos para que as perspectivas de todos que estão cumprindo pena melhorem. “Só tenho a agradecer, porque muitos de nós não são formados, mas estamos querendo estudar. Por isso, pedimos que outros cursos sejam realizados para que a gente possa conseguir oportunidades para subir na vida”, pontuou.