A Defesa Civil enviou na última terça-feira (23) seis grupos geradores com potências de 375 kwa, 313 kva, 225 kva, 360 kva e 212 kva, sendo que cinco deles estão alimentando alguns poços artesianos do município de Manacapuru, e 1 gerador de potência 170 kva foi enviado para o município de Iranduba e está abastecendo um poço artesiano e a UBS do local. Dessa forma, os equipamentos poderão restabelecer tanto o fornecimento de água quanto o de energia temporariamente até que a situação seja normalizada.
As ações estão sendo realizadas de forma integrada com outras secretarias estaduais, bem como com o auxílio de ambas as prefeituras. A Defesa Civil, em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), enviou 4 mil frascos de hipoclorito de sódio para o município de Iranduba e 6 mil frascos para o município de Manacapuru. O hipoclorito de sódio é utilizado como desinfetante, sendo também utilizado para purificar a água para uso e consumo humano.
Os carros-pipas estão sendo utilizados na distribuição de água potável nas comunidades mais distante de algumas sedes dos municípios de Iranduba, como Novo Catalão, Paricatuba, Açutuba, Ariaú, Limão e Serra baixa, situados em sua maioria no km 6 da AM-070. E hoje (26/07), após a troca da bomba que foi danificada, os bairros Cidade Nova, Integração, Laranjeiras, Centro, São José e Bairro Alto estão na programação para receberem água.
Saúde – O serviço de engenharia da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) trabalhou em parceria com a concessionária de energia para instalar geradores no hospital Hilda Freire, em Iranduba, e Lázaro Reis, de Manacapuru. As unidades já possuíam geradores, ligados assim que faltou luz, mas precisaram de reforço, devido ao tempo prolongado do blackout e para que pudessem funcionar plenamente, com todos os serviços.
“Percebeu-se que os geradores só estavam dando conta de uma parte. Com o reforço, passaram a atender na totalidade, garantido o atendimento integral. Mesmo com a falta de energia, o serviço essencial à população está mantido nos hospitais”, afirma o secretário estadual de Saúde, Rodrigo Tobias.
Em Manacapuru, 95.330 pessoas foram afetadas pela falta de energia, totalizando 23.832 famílias. Estão atuando no município 7 agentes da Defesa Civil do Estado.
Água para a população – Os seguintes equipamentos e máquinas estão envolvidos na ação: 2 carros-pipas, cada um com capacidade para 15 mil litros de água, totalizando 30 mil litros já disponibilizados pelo Estado; e 6 motores geradores instalados pelo Governo nos bairros Base Estação São Francisco (2), Terra Preta, Novo Manacá, Centro e Comunidade Bela vista. Além disso, a Defesa Civil está atuando no município com dois veículos para o transporte das equipes de monitoramento.
Um total de 7 comunidades já estão sendo atendidas com abastecimento de água: Bela Vista, Ubim, Arapapá, São João do Miriti, São Francisco, Santo Antônio e Manaiarão.
O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) também reforçou seu atendimento às comunidades. De acordo com o comandante geral, coronel BM Danízio Valente, três viaturas de armazenamento de água foram enviadas para prestar apoio aos municípios de Iranduba e Manacapuru.
“Para o atendimento das famílias em Iranduba Manacapuru, enviamos três auto-bomba apoio. Cada uma dessas viaturas possui capacidade de armazenar 15 mil litros. Ao longo desta semana, conseguimos distribuir 390 mil litros de água para a população local”, informou o comandante.
O secretário executivo da Defesa Civil do Amazonas, tenente-coronel Francisco Máximo, ressalta o trabalho que vem sendo executado pelo Governo do Amazonas nos municípios de Iranduba e Manacapuru. “A população tanto de Iranduba quanto de Manacapuru está recebendo, na medida do possível, um dos serviços essenciais e básicos para saúde humana, que é o acesso água potável, seja através dos carros-pipas ou dos poços artesianos que estão sendo alimentados pelos geradores”.
Ele informou que, mesmo que a energia seja restabelecida, os 5 geradores permanecerão até que, de fato, a energia seja retomada 100% no local.