Cooperação Internacional
26 de Julho de 2019 às 9h45
MPF participa de articulação internacional sobre tráfico de pessoas na tríplice fronteira
Evento promovido pela Unicef e pela Fundação Renacer resultou em diversos compromissos para fortalecer o combate à exploração sexual e ao tráfico de pessoas na fronteira Brasil-Colômbia-Peru
Foto: MPF/AM
O Ministério Público Federal (MPF) participou, esta semana, de evento promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Fundação Renacer, em Letícia, na Colômbia, com o objetivo de ampliar o diálogo e aprimorar a atuação conjunta no sentido de fortalecer a prevenção, a assistência às vítimas e o combate ao tráfico de pessoas e à exploração sexual de crianças, adolescentes e mulheres na região transfronteiriça.
Este ano, o MPF foi representado pelo procurador da República Valdir Monteiro Oliveira Júnior e pela servidora Giselle Brito. Desde 2016, o órgão já participa das reuniões da iniciativa Global Action to Prevent and Address Trafficking in Persons and the Smuggling of Migrants (GloAct) – em português, ação global para prevenir e combater o tráfico de pessoas e o tráfico ilícito de migrantes.
No ano passado, o procurador-chefe do MPF no Amazonas, Edmilson Barreiros, também participou do evento e assinou pacto que prevê a participação do MPF em ações estratégicas conjuntas entre os estados fronteiriços para combater essas práticas criminosas na região de fronteira. O documento formaliza ainda a participação dos órgãos e entidades signatárias em mesas permanentes de prevenção, atenção às vítimas e judicialização e assegura a realização de ações de diálogo intercultural com representantes indígenas para atuação nos casos que envolvem crianças e mulheres das comunidades indígenas nos três países.
Diversos compromissos assumidos nesse pacto firmado em 2018 foram novamente discutidos e atualizados nas reuniões de trabalho desta semana. Uma nova reunião de acompanhamento das medidas adotadas em cada área temática de atuação está prevista para ocorrer ainda este ano, na cidade de Caballococha, no Peru.
Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no Amazonas
(92) 2129-4734 / (92) 98415-5277
[email protected]
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_am
Relacionadas