A Câmara Municipal de Manaus (CMM) realizou nesta quinta-feira (25/07) sessão solene em homenagem ao “Dia do Vigilante”, comemorado no dia 20 de junho. A iniciativa foi do vereador Coronel Gilvandro Mota (PTC), que destacou durante o evento, o importante papel que a categoria desempenha para que o cidadão tenha garantidos seus bens e a própria vida. O Dia do Vigilante foi criado na mesma data em que foi sancionada a Lei nº 7.102, de 20 de junho de 1983, que regulariza esta profissão no Brasil. De acordo com Confederação Nacional de Vigilantes e Prestadores de Serviços (CNTV), existem no Brasil cerca de 1,8 milhões de profissionais na categoria. O vereador
“Tenho proposto algumas homenagens nesta Casa, para valorizar os profissionais, sejam eles de qualquer categoria. Os vigilantes têm um papel fundamental na segurança pública e privada e merecem todo o reconhecimento pelo trabalho de guardar patrimônios e vida. Vocês representam a segurança de um modo mais amplo e correm riscos todos os dias quando saem de casa para exercer a sua profissão”, afirmou Gilvandro Mota.
O parlamentar ressaltou ainda, a necessidade de que empresas e sindicatos da categoria estarem cada vez mais organizados, buscando garantir os direitos dos trabalhadores, através de medidas que passam pelo parlamento. “A proposta desse evento hoje, no parlamento municipal, é justamente uma forma de reconhecimento ao papel relevante que esses profissionais desempenham em nossa sociedade”, enfatizou.
Para o instrutor operacional da empresa de segurança Asa Delta, Célio de Souza, a homenagem foi justa. “Agradeço ao Coronel Gilvandro que é um grande aliado da categoria de vigilantes e que levanta a nossa bandeira em todos os espaços. Essa é uma homenagem justa e merecida, pois foi essa profissão que me permitiu ter uma estabilidade de vida e que me proporcionou grandes conquistas”, disse.
Orlando Guerreiro Maia, diretor da empresa de segurança Polo Norte destacou as lutas da categoria. Ele disse que a empresa que comanda, já colabora com esta categoria há mais de 15 anos. E que, ao longo desses anos, teve o prazer de participar de muitas conquistas, principalmente na relação de empresa com o sindicato. “Uma das primeiras vitórias foi o ticket alimentação que mudou a rotina e deu dignidade às refeições dessas pessoas. Outra grande conquista foi a mudança de escala, permitindo que o trabalhador equalizasse o tempo de serviço numa escala bem ajustada às suas necessidades. O salário também pode se ajustar para proporcionar a real qualidade de vida desses profissionais”, destacou Orlando Maia.
Cerca de cento e trinta vigilantes receberam o certificado o certificado de honra ao mérito, pelos relevantes serviços prestados à sociedade manauara. Estiveram presentes na solenidade, o Coronel Antônio Júnior de Souza Brandão, secretário-chefe da Casa Militar do Governo Municipal; Hilton Moura, gerente de segurança da Câmara Municipal; Orlando Guerreiro, diretor da empresa Polo Norte; Francisco Araújo, supervisor da empresa Global; Paulo Antônio, supervisor da empresa Taurus; Célio ; Jean Bruno, inspetor da empresa Global; Wellington Luís, consultor operacional de segurança da empresa Polo Norte; Hélio Pereira, da empresa servisse Segurança Ltda; entre outros.
Formação profissional
No Brasil, para desempenhar a função, o profissional precisa concluir um curso de formação e ser portador da Carteira Nacional de Vigilante. As empresas responsáveis pela categoria devem registrar-se no Ministério da Justiça, por meio da Polícia Federal, responsável por fiscalizar as academias de formação dos vigilantes. Umas das principais conquistas da categoria nos últimos anos foi a aprovação do adicional de periculosidade de 30%, pela Lei 12.740/2012, que entrou em vigor em dezembro de 2013.
Texto: Dircom/CMM com informações da assessoria do vereador
Fotos: Aguilar Abecassis – Dircom/CMM