Combate à Corrupção e Criminal
25 de Julho de 2019 às 11h44
PGR requer abertura de dois inquéritos contra deputado federal Vander Loubet para investigar corrupção passiva
Apurações serão sobre recebimento de vantagem indevida como contrapartida do parlamentar em contratação de empresas pela Petrobras
Foto: João Américo/Secom/PGR
A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, requereu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de dois inquéritos para investigar o deputado federal Vander Loubet (PT/MS). Os pedidos têm como base depoimentos de colaboradores, e buscam apurar crime de corrupção passiva supostamente cometidos pelo parlamentar.
Em um dos casos, Loubet teria solicitado o pagamento de vantagem indevida para atuar no processo de contratação, pela Petrobras, de empresa norte-americana para fornecimento de asfalto. Em outro, o parlamentar é acusado de ter solicitado vantagem indevida para interferir na participação de concorrência internacional de empresa para a construção e posterior afretamento de embarcações tipo PLSV (Pipe Layer Supply Vessel), para a Petrobras. Nesse caso, Dodge pede a instauração de inquérito contra Loubet e outras dez pessoas.
Renan Calheiros – Raquel Dodge também requereu ao STF o apensamento de procedimento autônomo a outro já em curso, relacionado ao senador Renan Calheiros (MDB/AL), que trata dos mesmos fatos, narrados por colaboradores. De acordo com os depoimentos, o senador teria solicitado o pagamento de vantagem indevida em virtude da contratação de empresa para montar e operar centros de defesa ambiental nas bases operacionais da Transpetro.
Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6406 / 6415
[email protected]
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/tvmpf