A Prefeitura de Manaus promoveu nesta quarta-feira, 24/7, uma ação de saúde no Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP), no bairro Petrópolis, zona Sul. Executada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Distrito de Saúde (Disa) Sul, a ação foi desenvolvida seguindo a programação do Julho Amarelo, movimento que tem como objetivo a intensificação das ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais.
A gerente do Disa Sul, Tânia Regina Muniz, informou que a ação ofereceu testagem rápida para hepatites B e C, HIV e sífilis, além de orientação em saúde bucal, busca ativa de sintomático respiratório para detecção de casos de tuberculose, exame preventivo, exame dermatológico com foco na detecção de hanseníase e Educação em Saúde para alertar sobre sintomas das hepatites virais.
“Pessoas em situação de rua estão expostas a diversos fatores de risco que ampliam a vulnerabilidade às doenças. E ações como a realizada no Centro POP são importantes para estabelecer um vínculo entre os serviços de saúde e a população em situação de rua, facilitando o acesso ao atendimento”, destacou Tânia.
De acordo com Ivamar Moreira da Silva, técnica responsável pelo programa de combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs/Aids) e Hepatites Virais no Disa Sul, as ações do Julho Amarelo estão acontecendo em todas as unidades de saúde da rede municipal e a população em situação de rua é um dos públicos prioritários para as ações de prevenção e detecção precoce das hepatites.
“É uma população-chave porque tem grande dificuldade em frequentar os serviços de saúde, até por ser vítima de preconceito na sociedade. Então, os serviços de saúde precisam criar estratégias para ir ao encontro dessa população e garantir o acesso às ações de prevenção e ao tratamento de doenças”, explicou Ivamar.
De acordo com o resultado dos exames realizados no Centro POP, os pacientes serão encaminhados para atendimento e acompanhamento nas unidades de saúde.
A hepatite é a inflamação do fígado e pode ser causada por vírus (tipo A, B, C, D e E). Os tipos B, C e D são os mais graves, com transmissão por relação sexual desprotegida, transfusão sanguínea e derivados do sangue, assim como o compartilhamento de seringas, escova de dente, lâmina de barbear, alicate de unha e outros objetos perfurocortantes.
Na maioria dos casos, as hepatites não apresentam sintomas. Quando surgem, os sintomas podem ser: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa
Foto – Divulgação / Semsa
Ações do Julho Amarelo são levadas à população em situação de rua Prefeitura Municipal de Manaus.