Alunos do Cetam/Autazes, do curso “Técnico em Meio Ambiente”, além de alunos do ensino médio da Escola Estadual Maria Emília Raposo, participaram de práticas laboratoriais na área de “educação ambiental e química verde”.
Alguns dos projetos desenvolvidos foram: fabricação de corantes naturais, a partir de restos de alimentos utilizados na cantina da escola, por extração a quente e a frio, em meio alcoólico e aquoso; produção de aromatizantes naturais, utilizando ervas medicinais e restos de cascas de frutas; e produção de sabão e de óleo diesel, por meio da reciclagem do óleo vegetal de cozinha usado. Os trabalhos ambientais desenvolvidos durante a atividade serão apresentados na “XXXIII Festa do Leite” daquele município.
“As atividades contribuem para auxiliar na educação ambiental dos alunos, principalmente quanto à importância da reciclagem e reutilização de produtos, demonstrando que tais atividades auxiliam na preservação dos recursos naturais do município podendo, inclusive, gerar novas fontes de renda”, explicou a instrutora do curso, professora Jemima Gonçalves.