O dia municipal para o controle, combate, tratamento e cura de vícios, uma campanha de conscientização e alerta aos jovens sobre o perigo das drogas, poderá ser instituído no calendário oficial do Município, graças ao Projeto de Lei nº 225/2018, do ex-vereador João Luiz (PRB), então deputado estadual, subscrito pelo presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Joelson Silva (PSDB). A matéria, votada em primeira discussão, teve o parecer favorável da Comissão de Saúde aprovado, nesta quarta-feira (24/07), no plenário da Casa Legislativa.
Joelson Silva considera a proposta relevante como medida preventiva, por meio de campanhas de conscientização nas escolas da rede municipal, apresentando os riscos e falando abertamente com os jovens sobre as mais diferentes drogas, incluindo o álcool, cuja dependência torna-se um transtorno a toda a família.
“É um projeto importante que servirá de alerta aos perigos dos vícios das diversas drogas, que infelizmente tem tirado a vida de muitos jovens, os quais, inclusive, começam cedo no vício ofertado facilmente a esses adolescentes. A ação vai levantar debates a cerca do tema para que a sociedade tenha jovens saudáveis longe desses vícios”, acrescenta Joelson Silva.
O parlamentar destaca que muitos jovens são apresentados às drogas na adolescência, fase da vida que o conhecimento do novo se torna mais atrativo, tirando a chance de controle dos familiares para evitar que os adolescentes não tenham acesso às substâncias químicas psicoativas.
É por isso que a presença de profissionais da saúde, apresentando os riscos e falando abertamente com os jovens sobre as mais diferentes drogas, é uma medida preventiva interessante”, conclui Joelson Silva.
O dia municipal de controle, combate ,Ttatamento e cura de vícios deverá ser comemorado, anualmente, no dia 7 de abril, e terá como lema ou slogan “Vícios têm Cura”, como especifica o projeto.
Texto: Assessoria Presidência/CMM
Foto: Robervaldo Rocha/Dircom