Projeto de lei 057/2019, que obriga o uso de lâmpadas de LED em todos os novos loteamentos, vias, praças e parques públicos da capital amazonense, foi aprovado pelos vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM), sob a presidência do vereador Joelson Silva (PSDB), na manhã desta quarta-feira (24/7), durante reunião ordinária, no plenário Adriano Jorge.
O PL que recebeu pedido de vista, feito pelo vereador Chico Preto (PMN), retornou ao plenário em segunda discussão e seguiu para sanção do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB).
Segundo justificativa da proposta, as lâmpadas tradicionais de vapor de sódio, mercúrio ou vapor metálico causam danos ao meio ambiente por possuírem metais pesados, o que é extremamente prejudicial ao meio ambiente. Por isso, a necessidade de usar as lâmpadas de LED, que apresentam uma das mais modernas soluções para esse problema.
Para o líder do prefeito na CMM, vereador Marcel Alexandre (PHS), a manutenção das lâmpadas de LED é mais simples e muito mais eficientes que as lâmpadas comuns. E, ainda vai garantir que estes locais estejam sempre bem iluminados evitando assaltos, atropelamentos ou outros acidentes nas vias públicas. “Esse tipo de sistema, por meio das lâmpadas de LED, é mais econômico e fará com que a Prefeitura gaste menos recursos com a iluminação pública”, afirma.
De acordo com o texto do executivo, os equipamentos devem seguir as especificações definidas em ato emitido pela Prefeitura, responsável por gerir o sistema de iluminação pública de Manaus.
Texto: Eriana Monteiro – Dircom/CMM
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM