O Instituto Mauricio de Sousa divulgou, nesta segunda-feira (22), os grupos vencedores do concurso “Escola em Quadrinhos”. As escolas estaduais Gumercindo Gonçalves, de Sorocaba; José Pires Alvin, de Bragança Paulista; e a Professor Alberto Salotti, da região Sul 3 da Capital, foram as vencedoras do projeto, que era dividido em três categorias: anos iniciais do Ensino Fundamental, anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio e Educação Jovens e Adultos (EJA). O projeto é fruto de uma parceria entre Educação, Instituto Maurício de Sousa e o Parque da Mônica
Os alunos vencedores ganharão um passeio no Parque da Mônica ou poderão fazer uma visita monitorada aos Estúdios Mauricio de Sousa, além de ganhar gibis da Turma da Mônica e certificados. Já os professores e orientadores, além de acompanhar os alunos na visita, serão premiados também com um kit de produtos da Turma da Mônica.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre Educação, Instituto Maurício de Sousa e o Parque da Mônica e tem como objetivo, estimular o contato dos estudantes com conteúdos sobre alimentação saudável. “A atividade estimula também o trabalho em grupo, o passo a passo de um quadrinho e muito sobre os alimentos”, explicou Cristina Mabelini, coordenadora da EFAPE.
Leia a história dos grupos vencedores de cada categoria:
Categoria anos iniciais do Ensino Fundamental – Escola Estadual Gumercindo Gonçalves
Categoria anos finais do Ensino Fundamental – Escola Estadual José Pires Alvin
Categoria Ensino Médio e EJA – Escola Estadual Professor Alberto Salotti
Para participar do concurso, os alunos precisavam criar uma história que envolvia o tema alimentação saudável e formar grupos de 3 a 5 pessoas. Cada unidade escolar poderia enviar até três trabalhos, que deveriam ser encaminhados às Diretorias de Ensino de cada região. Ao todo, foram enviadas mais de 7.5 mil histórias, produzidas por mais de 26 mil alunos de 597 escolas estaduais.
Segundo a dirigente de ensino da região Norte 2, Rosana Guerreiro Andrade, a ação é importante pois mostra aos alunos, “através do teatro e da Turma da Mônica o que é uma história bonita sobre alimentação saudável e bons hábitos”.
Seleção
A seleção foi feita em etapas, primeiro pelos professores de cada escola, os melhores trabalhos de cada uma das categorias foram encaminhados à Diretoria de Ensino responsável. Em seguida, uma nova seleção foi feita pela Diretoria de Ensino, que enviou os escolhidos a sede CRE Mário Covas.
Na etapa final, a comissão julgadora, que era composta por profissionais da Secretaria da Educação, incluindo nutricionistas e docentes das áreas de artes e língua portuguesa, e dos estúdios Mauricio de Sousa selecionou o melhor trabalho de cada categoria.
Concurso Escola em Quadrinhos divulga vencedores Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.