O Instituto de Proteção Ambiente do Amazonas (Ipaam), em parceria com o Batalhão Ambiental do Amazonas e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmas) realizam ação de educação ambiental na Comunidade Quilombola Sagrado Coração de Jesus, no Lago do Serpa, localizado no município de Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus), no período de 15 a 20 de julho.
De acordo com o técnico da Gerência de Educação Ambiental (Geam) do Ipaam, Elisson Brito, toda a ação é um pedido da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e do Ministério Público Federal (MPF), com o objetivo levar a educação ambiental às comunidades rurais e quilombolas do município. “Ao todo, nós conseguimos envolver comunitários, professores e alunos dos ensinos Infantil e Fundamental do 1ª ao 4ª ano, dos dois turnos, onde eles fizeram a construção da horta comunitária feita de pets”, disse.
Elisson informou também que a comunidade está recebendo palestra sobre Resíduos Sólidos e uma oficina de reaproveitamento, realizada pelo técnico Gilmar Costa. Além disso, foi realizada a construção da horta na escola, com Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs).
A gestora da escola municipal Engenheiro Casseano Secunda, Soraya do Carmo, informou que um dos desejos dos gestores da escola era que tivesse uma horta. “Esse projeto só vem acrescentar ao nosso trabalho, além de ensinar as crianças a levarem tudo que foi ensinado para as pessoas mais próximas a elas e para cuidarem também do meio ambiente”, explicou.
Além da ação, foram realizados estudos e práticas educativas na biblioteca móvel Juscelino Batista, na Escola Municipal Yeda Henrique de Souza, também naquele município, com a participação de 96 alunos e na Escola Municipal Engenheiro Casseano Secundo, zona rural do município, com a participação de 48 alunos nos dois turnos, sobre a coordenação da técnica Vandete da Rocha.