

Quem mora na Região Metropolitana de São Paulo tem mais um espaço de lazer e e para se reconectar com a natureza. O Parque Jequitibá, com 1,3 milhão de metros quadrados, foi aberto ao público na sexta-feira (12).
A maior parte da área, antigo Parque Tizo, é composta por floresta bem preservada. O Jequitibá está localizado entre o Rodoanel e a Rodovia Raposo Tavares, na divisa com os municípios de São Paulo, Osasco, Cotia e próximo a Taboão da Serra e Embu das Artes. O local tem opções de trilhas, espaço de leitura e ações de educação ambiental como oficinas e palestras.
“O esforço em conjunto, em prol de um objetivo em comum, uniu a população e o poder público, que com sensibilidade atendeu a essa demanda por mais áreas verdes na região”, comentou o subsecretário de Meio Ambiente da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, Eduardo Trani.
A abertura do Parque Jequitibá foi possível após a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente receber a área da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo). O parque será administrado pela Secretaria por meio da Coordenadoria de Parques e Parcerias (CPP). A criação do parque foi por meio de decreto publicado em março de 2006.
Para Eunice Maria Silva, conselheira pela Associação Ecológica Amigos do Embu, a abertura do parque consolida o sonho da população de ter no seu entorno um espaço com exuberante natureza voltado à educação ambiental. Já a arquiteta, Patricia Akinaga, que assina o projeto implantado, a abertura “é a resposta do governo à sociedade civil”.
O post Governo de São Paulo abre Parque Jequitibá apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.