Estão abertas as inscrições para as 120 vagas gratuitas do curso Formação em Auriculoterapia, destinado aos profissionais de saúde que atuam na Atenção Básica, da Prefeitura de Manaus. O curso é organizado pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Os interessados podem fazer a inscrição pelo site www.auriculoterapiasus.ufsc.br. O candidato deve fazer um cadastro no site antes do pedido de inscrição. Caso haja mais solicitações de inscrições do que o número de vagas, será feito sorteio eletrônico para definição dos selecionados.
A cidade de Manaus é um dos polos regionais no qual o curso capacitará os profissionais de saúde que atuam em funções de nível superior na Atenção Básica, equipes de Saúde da Família, Núcleos de Apoio à Saúde da Família, equipes de Saúde Fluvial e Centros de Atenção Psicossocial.
A auriculoterapia é uma técnica de estimulação de pontos específicos da orelha e é comprovada a conexão dessa estimulação com outros locais e funções do organismo. Na Atenção Básica, tem sido usada em atendimentos individuais e coletivos para diversos tipos de problemas de saúde, após avaliação clínica pela equipe de Saúde da Família.
O curso para os profissionais é dividido em duas etapas: a distância (EAD), com carga horária de 75 horas, constituído de cinco módulos sequenciais; e uma etapa presencial, com carga horária de 5 horas, realizada após a finalização da EAD. Ao final do curso, será disponibilizado, via internet, certificado referente às 80 horas/aula, emitido pela UFSC.
O curso já capacitou mais de quatro mil profissionais de saúde em todo o país nas quatro edições já realizadas nos polos regionais dos 21 Estados.
Texto – Jean Holanda / Semsa
Profissionais da Atenção Básica podem se inscrever no curso de Auriculoterapia Prefeitura Municipal de Manaus.