Nesta segunda-feira (15/07), o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) realizou, em parceria com a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), a solenidade de entrega de cheques simbólicos aos novos proponentes do Programa Crédito Solidário.
O evento contou com a participação da secretária Executiva de Assuntos Administrativos do FPS, Kathelen Santos, do diretor-presidente da Afeam, Marcos Vinicius, da secretária de Estado do Trabalho (Setrab), Neila Azrak, da secretária de Estado da Assistência Social (Seas), Márcia Sahdo, e da diretora do Centro de Convivência Padre Pedro Vignola, Elizabete Maciel.
A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped) e a Secretaria de Estado de Justiça (Sejusc) também são parceiras nas ações do FPS que visam agregar os objetivos do Governo do Amazonas de levar mais ações de cidadania à população do estado.
Para o vendedor de roupas, Marcos Aurélio, o investimento irá trazer mais lucros, pois, é uma grande oportunidade para investir no seu negócio. “Fiz este empréstimo de 2 mil reais e vou investir mais nas minhas vendas de roupas e aumentar meu lucro”.
A secretária Executiva do FPS, Kathelen Santos, agradeceu aos parceiros e pontuou a importância que estas ações trazem para o Amazonas. “Hoje é motivo de alegria para o Fundo de Promoção, pois está alcançando o seu objetivo principal que é gerar emprego e renda para melhorar a qualidade de vida do povo do Amazonas. Esta é a nossa 4ª ação e nós estamos com o programa em todo o Estado, com o objetivo de alcançar todos os 62 municípios”, declarou Kathelen Santos.
Para o diretor-presidente da Afeam, Marcos Vinicius, a integração das secretarias de levar crédito e desenvolvimento para o Amazonas é um meio do Governo do Estado de atender não só em Manaus, mas também no interior do Amazonas. “O Crédito Solidário é uma oportunidade imensa. Costumo dizer que quem faz estudo de sistema bancário comercial está buscando uma oportunidade de alavancar, de empreender e de crescer, e vocês estão pegando essa oportunidade”, afirmou o titular da Afeam.
O número de mulheres beneficiadas no Programa Crédito Solidário foi um ponto importante segundo a titular da Seas, Márcia Sahdo. “Muitas delas têm filhos, e o Crédito Solidário vem permitir que, além delas continuarem sendo mães, cuidando dos seus filhos, elas têm também a possibilidade de trabalhar por conta própria. Hoje são 130 pessoas beneficiadas e eu creio que nós podemos ampliar isso”, disse.
Crédito Solidário – O programa é voltado a pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social e econômica, buscando levar uma alternativa de crédito para micro e pequenos empreendedores, oferecendo recursos que servirão como capital de giro para impulsionar o seu negócio e por meio dele, conquistar a renda fixa.