A Prefeitura de Manaus doou 7.118 mudas de espécies variadas ao longo de quatro dias de programação da Semana do Meio Ambiente 2019, promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). A doação de mudas marcou presença em todas as atividades desenvolvidas ao longo da semana. Nesta sexta-feira, 7/6, dois pedágios ambientais simultâneos encerraram a programação: um na praça da Matriz, no Centro, e outro na Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam), bairro Chapada, zona Centro-Sul.
Paralela a distribuição no Centro, ocorreu também uma ação educativa de combate à poluição sonora junto aos lojistas e transeuntes, com o apoio da Guarda Municipal.
“Tivemos uma semana bastante produtiva no que se refere à doação de mudas frutíferas, ornamentais e medicinais, que é parte da estratégia da gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto, visando envolver a população com as ações de arborização e paisagismo”, explica o diretor de Arborização e Paisagismo da Semmas, Deyvson Braga. Segundo ele, as mudas foram distribuídas por pedágios que aconteceram em diferentes locais – avenida Natan Xavier, orla da Ponta Negra, residencial Viver Melhor, praça da Matriz e Fundação Hemoam.
O Pedágio Ambiental continuará ocorrendo durante todo o ano, com duas edições quinzenais. O objetivo do projeto é incentivar o plantio de mudas nos quintais urbanos e aumentar a abrangência das ações de distribuição. Junto com a muda também é distribuído material informativo ensinando sobre os cuidados com a planta. O
Pedágio Ambiental estará neste mês de junho fazendo a doação de mudas na zona Leste. A próxima distribuição será no dia 12/6, na Feira Livre do Coroado, com início às 9h30.
Em 2018, a Semmas realizou a distribuição de 73.215 mudas, de janeiro a dezembro, já contando com o incremento proporcionado pelo Pedágio Ambiental, iniciado em agosto do ano passado.
— — —
Foto – Arlesson Sicsú / Semmas
Mais de 7,1 mil mudas são doadas durante a Semana do Meio Ambiente Prefeitura Municipal de Manaus.