Na manhã de segunda-feira (3/6), os membros da futura Frente Parlamentar para Criação do Polo Tecnológico de Manaus, vereadores Dr. Ewerton Wanderley (PHS) e Dr. Alonso Oliveira (PODEMOS), visitaram a sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), onde foram recebidos pelo superintendente Alfredo Menezes, que recebeu das dos parlamentares o projeto de resolução para a criação de um polo de tecnologia e inovação em Manaus, como uma opção de alternativa econômica para o desenvolvimento do Estado.
“Recebi com muito entusiasmo a proposta para a criação do Polo Tecnológico de Manaus, pois temos que fomentar outras matrizes de desenvolvimento econômico para o Amazonas, como a bioeconomia, piscicultura, turismo, sistemas agroflorestais, e o polo tecnológico terá papel importante nisso, pois pode funcionar como uma catalisador de soluções e tecnologia, para um objetivo comum, que é gerar mais emprego e renda para o Amazonas”, afirmou o superintendente.
O objetivo da frente parlamentar é mobilizar e promover o debate entre diversos representantes da sociedade para a elaboração de um estudo técnico de viabilidade econômica, que embase a construção de uma legislação tributária diferenciada que torne Manaus um ambiente atrativo para a indústria 4.0 também conhecida como a quarta revolução industrial, que tem como objetivo conectar máquinas, sistemas e pessoas ao processo produtivo, utilizando inteligência artificial, robótica, startups, tecnologia da “Internet das Coisas”, Big Data, digitalização e conceitos de virtualização.
Dr. Ewerton Wanderley comemorou a adesão da Suframa “Temos exemplos bem sucedidos que nos serve como referência do que temos que fazer. A cidade de Medellín, na Colômbia, hoje conhecida como a capital mundial da inovação, deixou para trás um passado de drogas e violência, devido aos investimentos em educação, inovação e tecnologia. No Brasil, temos o Polo Tecnológico no estado de Santa Catarina que, somente na capital Florianópolis, concentra mais de 900 empresas voltadas para a tecnologia, com faturamento total de 5,4 bilhões de reais, quatro vezes maior do que o retorno que o turismo traz”, defendeu o parlamentar.
“A adesão da Suframa soma forças para o modelo econômico que estamos tentando implementar. Nossa Zona Franca é forte, mas vem sendo alvo de constantes ataques que não podem ser ignorados. Para termos novos meios de desenvolvimento econômico, a criação desta Frente Parlamentar é essencial”, afirmou o vereador Alonso Oliveira.
O projeto de lei que cria a Frente Parlamentar para a Criação do Polo Tecnológico de Manaus tramita na Câmara Municipal de Manaus (CMM) e vai para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), para depois seguir votação em plenário.
HISTÓRICO DE AÇÕES DA FRENTE PARLAMENTAR
28/05 – Projeto lei que cria a Frente Parlamentar para a Criação do Polo Tecnológico de Manaus é apresentado na Câmara Municipal de Manaus, pelos vereadores Dr. Ewerton Wanderley (PHS), Dr. Alonso Oliveira (PODEMOS) e Marcelo Serafim (PSB).
29/05 – A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) oficializa apoio acadêmico e científico.
30/05 – Universidade do Estado do Amazonas (UEA) adere ao projeto.
03/06 – Reunião para apresentação do projeto na Suframa.
Texto: Assessoria do vereador Dr. Ewerton
Foto: Assessoria do vereador Dr. Ewerton