A Secretaria de Estado de saúde (SES-AM) registrou 29.173 atendimentos na REDE hospitalar da capital entre quinta e sexta-feira, 12 e 13/02, os dois primeiros dias do Carnaval na Floresta 2026. As ações ocorreram em 25 unidades de urgência e emergência em funcionamento 24 horas e em um posto médico instalado no Sambódromo, de acordo com dados da secretaria.
Atendimentos na REDE estadual
Na quinta-feira (12/02) foram anotados 15.207 atendimentos nas unidades da REDE estadual; na sexta-feira (13/02) houve 13.966 registros. Os tipos de queixa mais frequentes incluíram mal-estar e fadiga, além de casos de desidratação, intoxicação alcoólica e gripe.
Os números e demais informações da REDE de saúde do estado estão disponíveis no portal saúde em Tempo Real (saudeamemtemporeal.saude.am.gov.br), lançado em janeiro de 2026.
Posto médico no Sambódromo
O posto instalado no Sambódromo registrou 16 atendimentos: seis na primeira noite e dez na segunda. A equipe é multiprofissional, formada por médico, enfermeiro e técnicos de enfermagem, preparada para atendimento de intercorrências e, quando necessário, encaminhamento à REDE de urgência e emergência.
Os atendimentos no posto seguirão no domingo (15/02), durante o Bloco das Piranhas, e na terça-feira (17/02), no desfile do bloco Galo de Manaus, reforçando a cobertura ao longo da programação carnavalesca.
Atendimento remoto e estrutura
A SES-AM também reforçou a disponibilização de atendimento com clínico geral 24 horas por meio do aplicativo saúde AM Digital. Com essa ferramenta, em casos de urgência de menor complexidade, o cidadão PODE ser atendido por um médico sem necessidade de deslocamento até uma UPA ou SPA.
De acordo com a secretária de Estado de saúde, Nayara Maksoud, a REDE estadual está estruturada para assegurar assistência integral à população durante o período carnavalesco, com mais de 15 mil servidores a cada plantão.
Acidentes de trânsito
Entre quinta e sexta-feira foram registrados 180 acidentes de trânsito: 82 na quinta e 98 na sexta. Do total, 111 envolveram motocicletas, seis foram com carros, sete foram atropelamentos e 56 corresponderam a outros tipos de ocorrências relacionadas ao trânsito.
A SES-AM segue monitorando os atendimentos e orienta a população a evitar a combinação de álcool e direção, respeitar os limites de velocidade e utilizar equipamentos de segurança, como capacete e cinto de segurança.
Vigilância em saúde
A Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) intensificou ações durante o período carnavalesco. As atividades incluem controle vetorial nos galpões, mobilização social, ações educativas para prevenção das infecções sexualmente transmissíveis (IST), orientações para redução de acidentes de trânsito e vigilância da saúde do trabalhador, além de vigilância sanitária e monitoramento contínuo de eventos de saúde relacionados às festividades.
Assuntos nesse artigo:
#ses-am, #atendimentos, #Manaus, #carnaval2026, #sambodromo, #unidadesdeurgencia, #postomedico, #upa, #spa, #saudeemtemporeal, #nayaramaksoud, #acidentesdetransito, #motocicletas, #desidratacao, #intoxicacaoalcoolica, #gripe, #vigilanciaemsaude, #fvs-rcp, #saudeamdigital, #atendimento24h
