Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: SES-AM e Ministério da Saúde promovem Dia D de coleta do exame de DNA-HPV, em Manacapuru
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

SES-AM e Ministério da Saúde promovem Dia D de coleta do exame de DNA-HPV, em Manacapuru

31/03/2026
Compartilhar

Ação marca a implantação do NOVO modelo de rastreamento do câncer de colo de útero no Amazonas, com exame mais moderno e eficaz

Fotos: Jorge Barros / SES-AM

O município de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus) realizou, nesta terça-feira (31/03), o Dia D de coleta do exame do DNA-HPV. A iniciativa tem como objetivo a implantação do exame preventivo na REDE pública de saúde do estado. O DNA-HPV é mais moderno e eficaz que o Papa Nicolau na detecção precoce do Papiloma Vírus Humano (HPV), principal causador do câncer do colo do útero.

A ação conjunta entre a Secretaria de Estado de saúde (SES-AM), o Ministério da saúde (MS) e o Município, faz parte da programação da oficina de capacitação dos profissionais da Atenção Primária para implantação do NOVO método preventivo. A oficina foi realizada nos dias 25 e 26 de março em Manacapuru, que recebe o projeto piloto de implantação do DNA-HPV no estado.

O exame de DNA-HPV utiliza tecnologia de biologia molecular e passa a substituir o Papanicolau como método prioritário de rastreio. Mais sensível e preciso, o teste permite identificar o risco de desenvolvimento do câncer com até dez anos de antecedência, possibilitando diagnóstico precoce e maior efetividade no cuidado.

De acordo com a secretária de Estado de saúde, Nayara Maksoud, a ação representa um avanço na prevenção do câncer de colo de útero.

Fotos: Jorge Barros / SES-AM

“Manacapuru foi o município piloto para a implementação do NOVO modelo de rastreamento, que estamos implantando, junto com o Ministério da saúde em outros 11 municípios do Amazonas. Essa iniciativa garante acesso das mulheres do interior a um exame preventivo mais moderno e eficaz”, destacou a secretária.

Os próximos municípios a receberem a implantação do NOVO rastreamento para detecção do câncer do colo do útero serão Autazes, Barcelos, Careiro, Careiro da Várzea, Iranduba, Manaquiri, Nova Olinda do Norte, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, São Gabriel da Cachoeira e Santa Isabel do Rio Negro. O exame alcança mulheres de 25 a 64 anos.

A coordenadora estadual de oncologia da SES-AM, Mônica Maquiné, destacou a importância da mudança no modelo. Antes, o exame identificava células já alteradas pelo vírus e agora a gente passa a buscar o vírus que PODE causar o câncer bem antes de ele se manifestar. Com o DNA-HPV, conseguimos Agir antes mesmo do adoecimento, identificando o vírus e iniciando o acompanhamento precoce”, explicou.

Para a autônoma Ana Paula de Melo, que participou da ação, o atendimento foi ágil e facilitou o acesso ao exame. “Pra mim está sendo muito importante, porque só tem duas semanas que eu peguei encaminhamento e já consegui fazer o exame nesse NOVO método. Achei o atendimento ótimo e bem rápido”, relatou.

Durante o Dia D, que aconteceu na Policlínica Delphina Aziz, cerca de 150 mulheres fizeram a coleta do preventivo para análise em meio líquido para a realização do DNA-HPV. Essa foi a etapa prática da oficina realizada com os profissionais da Atenção Primária para implantação do NOVO método nas unidades básicas de saúde de Manacapuru.

Além da coleta do exame, o Dia D também contou com atendimentos em diversas especialidades, como ginecologia, mastologia, pneumologia e urologia, ampliando a assistência à população feminina.

Fotos: Jorge Barros / SES-AM

Unidades com coleta do exame DNA-HPV em Manacapuru

UBS FUNASA 1 – Rua Gáspar Fernandes, bairro Aparecida

UBS FUNASA 2 – Avenida Eduardo Ribeiro, nº 1291, Centro

UBS Dr. Rangel Ruiz – Avenida Principal, bairro Nova Manacá

UBS Gaspar Fernandes – Rua H, nº 1455, bairro Liberdade

UBS Gabriel Vitor Rios Machado – Travessa Joaquim de Melo, bairro Nova Manacá

UBS José dos Santos Ventura – Rua Maués, bairro UNIÃO

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, Governo do Amazonas, SECOM
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Afeam registra crescimento patrimonial e fortalece atuação no fomento econômico

31/03/2026

Secretaria de Educação convoca novos candidatos do PSS para a capital, interior e áreas indígenas do Amazonas

31/03/2026

Sepet oferece 300 vagas para castração de animais no bairro Cidade de Deus, zona norte de Manaus

31/03/2026
Governo do Amazonas

Sepror coordena entrega de implementos agrícolas a Agricultores Familiares de Rio Preto da Eva

31/03/2026
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas entrega títulos definitivos aos moradores de conjunto habitacional em Rio Preto da Eva

31/03/2026
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima leva mais ações de saúde e cidadania a Rio Preto da Eva durante aniversário de 44 anos do município

31/03/2026
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus